Wednesday, December 14, 2011
Zuma, ministros e empresários em Maputo: Moçambique e RAS alargam cooperação
MOÇAMBIQUE e África do Sul assinaram sete acordos visando tornar mais dinâmica a cooperação política, governamental e empresarial e insuflaram oxigénio em acordos anteriores, cuja implementação não tem sido efectiva. Os instrumentos jurídicos rubricados abrangem o estabelecimento de uma Comissão Bilateral de Cooperação, Consultas Diplomáticas Regulares, Florestas e Indústrias, Segurança Marítima, Comunicações, Coordenação de Frequências de Bandas e Programa de Acção de Cultura e Artes para o período 2012/2014.
Maputo, Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2011:: Notícias
A assinatura dos acordos enquadra-se numa visita de Estado de dois dias que Jacob Zuma está a efectuar ao nosso país desde ontem. O estadista sul-africano faz-se acompanhar nesta deslocação por uma delegação que integra 10 ministros, diversos oficiais seniores do Governo e 80 empresários.
A assinatura daqueles acordos foi antecedida de um encontro “tête-a-tête” entre os Presidentes Armando Guebuza e Jacob Zuma e de conversações oficiais de alto nível.
Na ocasião, Guebuza caracterizou o actual estágio de cooperação entre os dois países como sendo excelente, ao mesmo tempo que reafirmou o compromisso de Moçambique em incrementar o relacionamento bilateral com a África do Sul.
“Esperamos também que identifiquemos formas de aumentar o interesse dos nossos empresários em explorar o potencial que o nosso relacionamento político-diplomático oferece e de participarem, assim, no desenvolvimento social e económico dos nossos dois países”, disse.
Por seu turno, o estadista sul-africano, Jacob Zuma, manifestou-se igualmente satisfeito com o relacionamento existente entre os dois países que, na sua óptica, cobre uma vasta área de cooperação.
Falando numa conferência de Imprensa no final da assinatura dos acordos, a Ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Maite Koana-Masabane disse que com o memorando sobre o estabelecimento da comissão bilateral de cooperação, por exemplo, estão criadas as condições para a operacionalização de cerca de 60 acordos existentes entre os dois países, alguns dos quais em situação pendente.
“O acordo sobre consultas diplomáticas regulares que também rubricamos, enquadra-se no nosso esforço de consolidação da agenda africana”, afirmou Maite Koana-Masabane.
Na mesma oportunidade, foi tornado público que a África do Sul é o maior investidor em Moçambique, sendo igualmente o principal parceiro comercial do nosso país.
Ainda ontem, Zuma participou numa cerimónia de deposição de coroa de flores no monumento aos Heróis Moçambicanos, para além de ter recebido a chave da cidade do Maputo.
Hoje, último dia da visita, o estadista sul-africano irá participar num seminário empresarial entre Moçambique e África do Sul, para além de se deslocar à Assembleia da República.
Fonte: Moçambique P/Todos
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment