BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, December 14, 2011

Zuma, ministros e empresários em Maputo: Moçambique e RAS alargam cooperação



MOÇAMBIQUE e África do Sul assinaram sete acordos visando tornar mais dinâmica a cooperação política, governamental e empresarial e insuflaram oxigénio em acordos anteriores, cuja implementação não tem sido efectiva. Os instrumentos jurídicos rubricados abrangem o estabelecimento de uma Comissão Bilateral de Cooperação, Consultas Diplomáticas Regulares, Florestas e Indústrias, Segurança Marítima, Comunicações, Coordenação de Frequências de Bandas e Programa de Acção de Cultura e Artes para o período 2012/2014.

Maputo, Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2011:: Notícias
A assinatura dos acordos enquadra-se numa visita de Estado de dois dias que Jacob Zuma está a efectuar ao nosso país desde ontem. O estadista sul-africano faz-se acompanhar nesta deslocação por uma delegação que integra 10 ministros, diversos oficiais seniores do Governo e 80 empresários.

A assinatura daqueles acordos foi antecedida de um encontro “tête-a-tête” entre os Presidentes Armando Guebuza e Jacob Zuma e de conversações oficiais de alto nível.

Na ocasião, Guebuza caracterizou o actual estágio de cooperação entre os dois países como sendo excelente, ao mesmo tempo que reafirmou o compromisso de Moçambique em incrementar o relacionamento bilateral com a África do Sul.

“Esperamos também que identifiquemos formas de aumentar o interesse dos nossos empresários em explorar o potencial que o nosso relacionamento político-diplomático oferece e de participarem, assim, no desenvolvimento social e económico dos nossos dois países”, disse.

Por seu turno, o estadista sul-africano, Jacob Zuma, manifestou-se igualmente satisfeito com o relacionamento existente entre os dois países que, na sua óptica, cobre uma vasta área de cooperação.

Falando numa conferência de Imprensa no final da assinatura dos acordos, a Ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Maite Koana-Masabane disse que com o memorando sobre o estabelecimento da comissão bilateral de cooperação, por exemplo, estão criadas as condições para a operacionalização de cerca de 60 acordos existentes entre os dois países, alguns dos quais em situação pendente.

“O acordo sobre consultas diplomáticas regulares que também rubricamos, enquadra-se no nosso esforço de consolidação da agenda africana”, afirmou Maite Koana-Masabane.

Na mesma oportunidade, foi tornado público que a África do Sul é o maior investidor em Moçambique, sendo igualmente o principal parceiro comercial do nosso país.

Ainda ontem, Zuma participou numa cerimónia de deposição de coroa de flores no monumento aos Heróis Moçambicanos, para além de ter recebido a chave da cidade do Maputo.

Hoje, último dia da visita, o estadista sul-africano irá participar num seminário empresarial entre Moçambique e África do Sul, para além de se deslocar à Assembleia da República.

Fonte: Moçambique P/Todos

No comments: