BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, October 19, 2011

Dhlakama convida empresários que não empregam elementos da RENAMO a abandonarem o país

O líder da RENAMO, Afonso Dhlakama, convidou os investidores estrangeiros que se recusam a empregar os membros do seu partido a abandonarem o país, durante um comício no norte de Moçambique.

"Os moçambicanos querem trabalhar e alguém recebe ordens da FRELIMO (no poder) para não aceitar os membros da RENAMO que constituem a maioria em Moçambique, (então) vão-se embora", disse o presidente do maior partido da oposição em Moçambique.

Estas declarações foram proferidas durante um comício popular na segunda-feira no bairro de Matapue, na cidade portuária de Nacala, norte de Moçambique, por ocasião do 32.° aniversário da morte de André Mantsangaíssa, fundador do antigo Movimento de Resistência Nacional de Moçambique (RNM, atual RENAMO).

Mantsagaíssa, primeiro presidente da RENAMO, dirigiu a guerra contra o governo da FRELIMO durante cerca de dois anos. A sua morte aconteceu a 17 de outubro de 1979 na então vila Paiva de Andrade, distrito de Corongosa, província central de Sofala, durante um confronto armado.

Para Afonso Dhlakama, à semelhança dos heróis da luta de libertação nacional, Matsangaissa é um herói nacional, por, disse, ter sacrificado a sua própria vida à paz e democracia.

"Eu tenho essa obrigação política e moral de explicar ao povo, porque entendo que as novas gerações não conhecem as reais causas que o levaram a pegar em armas", disse.

Atualmente, Moçambique assinala os 25 anos da morte de Samora Machel, presidente da FRELIMO e primeiro presidente do país, ocorrida na queda do avião que o transportava da Zâmbia para Maputo, a 19 de outubro de 1986.

O ponto alto das cerimónias ocorre na quarta-feira, com a inauguração de uma estátua gigante em Maputo, cerimónia que deverá contar com a presença de seis Presidentes: Armando Guebuza (Moçambique), Robert Mugabe (Zimbabué), Bingu wa Mutharika (Malauí), Jakaya Kikweti (Tanzânia), Ian Seretse Kama Seretse (Botsuana) e Dilma Rousseff (Brasil).

Na segunda-feira, militantes da RENAMO manifestaram-se na Beira, segunda cidade do país, contrapondo André Matsangaíssa aos "heróis nacionais impostos".

Noé Marambique, delegado político da RENAMO na Beira, manifestou-se contra o investimento feito na estátua a Samora Machel em Maputo, afirmando não fazer sentido que pessoas "morram de fome, como em Inhambane e Tete, e o Governo invista milhões e milhões de meticais" naquele monumento.

LYR/LAS.

Fonte: Lusa – 18.10.2011

No comments: