BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, October 20, 2011

Muammar Kadafi é morto, após mais de 40 anos no poder




O líder líbio Muammar Kadafi foi morto nesta sexta-feira em Sirte após quase nove meses de conflito armado entre o regime líbio e as forças rebeldes, e após se manter durante mais de 40 anos no poder. Em setembro de 1969, ele chegou ao poder na Líbia com um golpe de Estado contra a monarquia do rei Idris. Estes são os fatos mais relevantes de seu mandato:.
-1969: Dirige o golpe de Estado que derrota o rei Idris.

-1973: Após um fracassado golpe de Estado, declara uma "revolução cultural" e cria os comitês populares de base como os responsáveis por executar a revolução.

-1975: Supera uma tentativa de golpe.

-1976: Publica o chamado "Livro Verde", onde defende uma "terceira teoria universal", que rejeita o capitalismo e o socialismo, por considerá-los alheios ao contexto social árabe.

-1977: Proclama a Jamahiriya (República de massas) com a criação dos chamados comitês revolucionários (organizações de base que controlam a atividade política do país) do novo Estado.

-1981: Caças americanos derrubam dois aviões líbios sobre o golfo de Sirte.

-1986: Os Estados Unidos bombardeiam com mais de 30 aviões alvos em Trípoli e Benghazi, causando a morte da filha adotiva de Kadafi.

-1988: Em 21 de dezembro, um voo regular da companhia aérea americana Pan Am explode no ar sobre a cidade escocesa de Lockerbie. Morreram as 259 pessoas que estavam no avião e mais 11 pessoas em terra. Investigadores acusam os serviços secretos líbios da responsabilidade pelo acidente.

-1992: É sancionado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas por sua recusa a entregar os suspeitos dos atentados contra a Pan Am, em 1988, e UTA em 1989.

-1994: A ONU endurece as sanções e ordena o congelamento de ativos líbios no exterior.

-1999: Entrega os dois suspeitos do atentado de Lockerbie e empreende uma campanha de promoção internacional.

-2004: Anuncia a indenização a 160 vítimas do atentado contra a discoteca berlinense "La Belle" em 1986, pelo qual foram responsabilizados os serviços secretos líbios.

-O Governo líbio e os familiares das 170 vítimas do atentado contra o avião da companhia UTA em 1989, que também foi indicado como responsabilidade da Líbia, assinam em Paris um acordo de indenização de US$ 1 milhão.

-2009: O Reino Unido entrega à Líbia o principal acusado do atentado de Lockerbie, que estava doente.

-2010: Vários cabos diplomatas americanos disseram que Kadafi atua conforme seus caprichos, e o classificaram de "volúvel e excêntrico", afetado por graves fobias, informações divulgadas no Wikileaks.

-2011: Fevereiro: Começa uma revolta popular sem precedentes contra seu regime, fortemente reprimida pelo Exército, que deixou pelo menos 10 mil mortos, de acordo com organizações humanitárias.

Março: Explode um conflito civil.

Maio: O Tribunal Penal Internacional (TPI) solicita uma ordem de detenção contra ele, seu filho Saif al-Islam e o diretor de inteligência militar do regime, seu cunhado Abdullah al Senussi, por supostos crimes de lesa-humanidade.

-21 de agosto: Após vários dias de combates os rebeldes tomaram o controle de Trípoli e vários filhos de Muammar Kadafi são detidos.

-23 Agosto: Os rebeldes tomam o complexo presidencial de Kadafi, seu último reduto, mas não acham o líder líbio.

-20 de Outubro: O Conselho Nacional de Transição (CNT) anuncia a captura e morte de Muammar Kadafi.

Fonte: EFE - Agência EFE -

No comments: