BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, September 3, 2011

Uma cidadela que mudou a geografia do Zimpeto



Localizada numa área contígua ao Estádio Nacional de Zimpeto, a Vila Olímpica, com 26,5 blocos de quatro andares, um parque de estacionamento para 130 autocarros, é certamente um complexo habitacional que mudou a geografia do bairro periférico do Zimpeto.

Nesta zona, existem duas piscinas, sendo uma olímpica, que conta com 10 pistas, e uma bancada com capacidade para 1 500 espectadores...
Quase todos os residentes da Vila Olímpica já tomaram os seus aposentos, nos 848 apartamentos concebidos para albergar os seis mil atletas previstos para disputar esta olimpíada continental. A comitiva nacional foi a primeira a ocupar os apartamentos daquele magnífico complexo habitacional, cuja construção está orçada em 150 milhões de dólares norte-americanos. Privilegiados pelo facto de terem sido os primeiros a ocupar a Vila Olímpica, os moçambicanos tiveram a oportunidade de se adaptar à nova realidade, assim como de escolher os dias e os horários dos treinos nos diferentes recintos de competições, entregues depois da reabilitação. Lembre-se que a vila olímpica, que ocupa uma área de 15 hectares, com ruas pavimentadas e sinalizadas, para além de jardins, foi entregue pela Mota Engil ao governo moçambicano no dia 20 de Agosto, numa cerimónia que contou com a presença de figuras da arena política, desportiva, empresarial, religiosa e autoridades administrativas do Zimpeto. o refeitório irá funcionar num conjunto de tendas montadas no Instituto Superior de Relações Internacionais, uma vez que falhou o plano de construção de um restaurante na vila. o comércio ao redor da Vila Olímpica, onde há escassos metros localiza-se o mercado Grossista de Zimpeto, é também cada vez mais intenso. Os vendedores ambulantes deambulam pelas vias que dão acesso ao local onde as delegações estão hospedadas. Alheios aos jogos estão também os vários cidadãos que todos os dias estão nas cercanias do estádio a ganhar o pão. Elucidados por alto sobre o que vai acontecer e o potencial que isso pode ser, ficam a olhar para o ar como quem diz todos os dias prometem-nos um futuro melhor que nunca chega.

EDM garante que não haverá cortes

A Electricidade de Moçambique (EDM) investiu cerca de um milhão de dólares para a construção de uma linha exclusiva, para a alimentar a Vila Olímpica. Com vista a assegurar o fornecimento de energia naquele local, onde estarão alojadas as delegações aos X jogos africanos, a Electricidade de Moçambique construiu uma linha de raiz, numa extensão de 12 quilómetros a partir da sub-estação de Magoanine. Mais: a EDM desenhou planos alternativos, dentre eles a montagem na vila Olímpica de um transformador-elevador de uma linha de 11 Kw/h, elevados para 33 Kw/h. O outro plano consiste na alimentação da vila a partir da sub-estação do bairro do Jardim, igualmente numa linha elevada para 11 Kw/h. Por outro lado, segundo Albertino Mourinho, director da Electricidade de Moçambique para a região metropolitana de Maputo, esta empresa montou na vila olímpica uma equipa operativa que vai funcionar 24 horas.

Apelo ao civismo nas estradas

O tráfego de e para a Vila Olímpica é cada vez mais intenso. As filas de carros são cada vez mais longas, sobretudo nas horas de ponta, exigindo-se uma maior fiscalização por parte da Polícia de Trânsito e seus auxiliares.

“Cedam passagem, usem vias alternativas ou transportes públicos”, é o apelo do COJA perante os automobilistas, com vista a praticarem o civismo nas estradas, particularmente quando virem uma viatura a transportar atletas ou outros participantes dos jogos. Para permitir a fluidez de todos intervenientes dos jogos, foram estabelecidas algumas rotas oficiais:

ROTA 1 - Avenida Julius Nyerere (Hotel Polana) – Avenida Kenneth Kaunda – Avenida Joaquim Chissano – Av. de Moçambique (EN1) – Estádio Nacional/ Vila dos Jogos. ROTA 2 - Aeroporto Internacional de Mavalane – (Avenida 4 de Outubro) Base Aérea – Joaquim Chissano – Avenida de Moçambique (EN1) – Estádio Nacional/ Vila dos Jogos. Nestas rotas estarão posicionados agentes de trânsito que deverão garantir a existência permanente de uma faixa (central) sempre desimpedida e onde será interdito o parqueamento de viaturas nas bermas de estrada a partir da rotunda (Igreja de são Roque) até à báscula. No troço onde só existe uma faixa de rodagem, esta será dividida centralmente em duas vias, através de cones de sinalização, sendo uma das faixas exclusivamente para as viaturas dos oficias dos jogos e outra para o público, em geral. As viaturas oficiais também poderão utilizar algumas rotas alternativas, nomeadamente: Estádio Nacional/ Vila dos Jogos – Avenida Grande Maputo - Avenida Nelson Mandela, Avenida Sebastião Marcos Mabote, Avenida Dom Alexandre até à Rua da Beira. Ou ainda pela Avenida Grande Maputo –

Fonte: O país Online

1 comment:

RAUL NOVINTE- KEEPING THE DREAMS AND GOD´S VISION ALIVE) said...

Para bens nosso lindo Moçambique. Meus para bens também vão para aqueles que dirigem este lindo país.
Entretanto tenho a salientar que não devemos esperar a realização de jogos para costruirmos uma cidade. Temos que construir ciddaes memso sem jogos. temos que continuar construirmos bons estadios e recriar novas cidades em todas provincias, assim desenvolvermos a área de indústria de construção cívil com objectivo de obter uma rentabilidade social ao mesmo tempo em riquezas atravez de serviços de imobiliários. Para bens!!!!!!!