BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, September 8, 2011

Frelimo e MDM partidarizam cerimónias de 07 de Setembro em Nampula



Nas cerimónias centrais, em Maputo, o chefe de Estado apelou à vitória contra a pobreza
Nampula (Canalmoz) – O país assinalou ontem, 7 de Setembro, mais um aniversário da assinatura dos Acordos de Lusaka, acto através do qual foi reconhecido o direito à autodeterminação e independência pelo Estado português. A Independência Nacional viria a ter lugar a 25 de Junho do ano seguinte, 1975.

O 7 de Setembro, conhecido como o “Dia da Vitória” é comemorado anualmente com um cerimónia do Estado e ontem, em Nampula, as cerimónias foram “assaltadas” pelos partidários da Frelimo (partido no poder) e do MDM, partido que com a Renamo constituem a oposição parlamentar.

A Renamo esteve ausente da cerimónia.

Em Nampula, a Praça dos Heróis, local que tradicionalmente acolhe uma cerimónia de deposição de flores, ontem, esteve lotada de membros de partidos políticos. Havia membros do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, que levantavam algumas bandeiras do “galo”. Não passavam de dezenas. A Frelimo, sim, esteve em peso, com as suas organizações sociais, a Organização da Mulher Moçambicana, OMM e OJM, Organização da Juventude Moçambicana, respectivamente.

Nada mais houve no evento digno de realce. O governador de Nampula, Felismino Tocoli, discursou na ocasião e destacou os feitos dos heróis que lutaram pela independência.

“O caso da venda de terra aos brasileiros”

O Canalmoz convidou o governador de Nampula a falar do projecto PROSAVANA, em torno das informações postas a circular, referentes à venda pelo ministro da Agricultura, José Pacheco, de seis milhões de hectares de terra arável, tendo em conta que parte destas terras ficam na província de Nampula. Tocoli avançou que nenhum produtor do sector familiar vai perder as suas terras a favor da PROSAVANA.

Tocoli considera PROSAVANA como sendo um passo para o incremento da produção agrícola através da investigação científica e transmissão de tecnologias aos produtores locais com vista ao aumento da produção e da produtividade.

Tal como em Nampula, em Maputo também as cerimónias da celebração do “Dia da Vitória” tiveram o seu momento mais alto na Praça dos Heróis, com a deposição da coroa de flores pelo chefe de Estado, Armando Guebuza, e outras altas figuras do Estado. Na ocasião, Guebuza apelou aos moçambicanos a alcançarem a vitória contra a pobreza.

Fonte: Canalmoz(Aunício da Silva / Redacção)

No comments: