Maputo (Canalmoz) - Os recursos minerais da província de Nampula que estiveram em exposição na 47ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) recentemente terminada despertaram interesse de investidores estrangeiros provenientes de diversos cantos do mundo, nomeadamente da Índia, Estados Unidos da América, China, Japão, Portugal e Brasil.
A garantia foi dada pelo Chefe do Departamento do Comércio da Direcção Provincial da Indústria e Comércio de Nampula, José Antunes, que apontou as pedras preciosas e o ferro (uma das últimas descobertas) como os minérios mais apreciados, enquanto a madeira, os cereais, o mel e o amendoim fazem parte de outros produtos de Nampula que mereceram a atenção de empresários estrangeiros que visitaram o pavilhão daquela província nortenha.
O Chefe do Departamento do Comércio na Direcção Provincial da Indústria e Comércio de Nampula disse em conversa com o Canalmoz que a sua província mostrou as suas potencialidades na agricultura e recursos minerais. Assegurou que o amendoim produzido naquele ponto do país já é vendido para a Índia, Portugal, Estados Unidos da América e outros países da Comunidade da África Austral, (SADC).
“Apostamos numa empresa que faz o processamento de óleo para medicamentos e para bebidas. Também temos novidades na exploração de ferro no demais campo mineiro”, disse José Antunes. Acrescentou que em Nampula existem projectos industriais em fase avançada como de processamento de mandioca para o fabrico da cerveja sem adiantar pormenores. “A Cervejas de Moçambique já está a trabalhar na matéria e só eles podem dar melhores explicações”.
Fonte: Canalmoz
No comments:
Post a Comment