BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, August 18, 2011

Município de Pemba: Sadique Yacub formaliza renúncia

O PRESIDENTE do Conselho Municipal da Cidade de Pemba, Sadique Yacub, acaba de apresentar, à Assembleia Municipal local, o pedido de renúncia do exercício daquelas funções, para as quais foi eleito em Outubro de 2008.

Maputo, Quinta-Feira, 18 de Agosto de 2011:: Notícias

A formalização do pedido foi feita terça-feira última, durante os trabalhos da XIII sessão plenária do órgão legislativo, tendo o demissionário alegado razões de saúde para abandonar a presidência deste município.
Na sequência, a Assembleia Municipal de Pemba deliberou aceitar e remeter às entidades de tutela para os procedimentos subsequentes, apesar do sentimento de tristeza que deixou nos seus colegas do governo autárquico e membros do órgão deliberativo, que afirmaram se sentir órfãos de um companheiro que os deixa a meio caminho do mandato.

Sadique Yacub, justifica a sua posição em carta 048/GP/CMP/2011, de 10 de Agosto corrente, na qual refere estar a padecer de diabetes, doença que nos últimos dias se veio a juntar-se à hipertensão arterial, o que não lhe permite estar em plenas funções.

A assembleia “gelou” quando se confirmou o que já vinha sendo falado nos bastidores e, tempo depois, alguns membros subiram ao pódio para manifestar a sua indignação, como foi o caso de Marcos Muandumbe, da bancada da Frelimo, para quem o acto que acabava de presenciar constituiu uma autêntica surpresa.

“Mas tratando-se duma situação de saúde, nada podemos fazer, apenas saudá-lo pela coragem que pôde reunir, pois não são muitos que assim agem”, disse a fonte.

Para Albertino Nema, outro membro da bancada maioritária, seria necessário avaliar muito bem as causas que o levaram a decidir pela cessação de funções, tudo porque a justificativa para o efeito carece de um acompanhamento de documento médico, confirmando a sua incapacidade física.

“Devíamos analisar este assunto com cuidado. Por isso eu pediria tempo para encontrar a forma viável de lidar com o assunto. Temos que avaliar o que está por detrás deste pedido de renúncia numa altura em que cada vez mais a cidade de Pemba precisa dele” disse Nema.

Para o chefe da bancada da Renamo, Mussa Incacha, a posição de Sadique Yacub só se pode aceitar por evocar o estado da sua saúde, sem o que haveria lugar para mantê-lo no lugar, por deliberação da assembleia, ainda que isso fosse mais ousado.

“Trata-se de um assunto sensível e custa deixar sair um homem com vontade de fazer as coisas, mas não podemos preferir ter um presidente doente, a saúde está em primeiro lugar”disse Incacha, antes de abraçar o edil demissionário.

Por seu turno, o presidente da assembleia Municipal, Vasco Pereira, pediu aos seus colegas para acarinhá-lo, pois está a sair muito bem, por uma razão que não se pode contornar, a saúde.

A Assembleia Municipal, acabou adoptando uma resolução, que antes da sua aprovação, Sadique Yacub tratou de corrigir a sua redacção, alegadamente por conter palavras ou expressões que não constam da sua carta, criando azo a más ou diferentes interpretações, nomeadamente, renúncia e incapacidade física.

Fonte: Moç/Todos

No comments: