Para alguns analistas, estas negociações representam uma última oportunidade e poderão, em caso de um desfecho positivo, permitir a aceleração da resolução da crise na Líbia.
O emissário do secretário-geral das Nações Unidas para a Líbia, Abdel Ilah Khatib, juntou-se segunda-feira (15) às negociações secretas que agrupam, desde o fim de semana, na ilha de Djerba, no sul da Tunísia, representantes das autoridades líbias e da oposição armada dirigida pelo Conselho Nacional de Transição (CNT), soube-se de fontes concordantes em Túnis.
Estas discussões realizam-se numa altura em que os grupos armados líbios concretizaram importantes avanços no terreno dos confrontos, em particular na frente oeste, nomeadamente com a sua entrada na cidade de Zaouia, a 50 quilómetros a oeste de Tripoli, bem como a tomada das cidades de Garyane e de Sorman, segundo informações divulgadas pela imprensa.
Para alguns analistas, estas negociações representam uma última oportunidade e poderão, em caso de um desfecho positivo, permitir a aceleração da resolução da crise na Líbia.
Relatos da imprensa deram igualmente conta da presença, na ilha de Djerba, de responsáveis sul-africanos, visto que o presidente da África do Sul Jacob Zuma é membro do Comité ad Hoc da União Africana (UA) para a resolução da crise líbia.
Além dos imperativos da realidade da correlação de forças no terreno entre os dois protagonistas, os observadores afirmam que as discussões de Djerba vão apoiar-se numa síntese entre a iniciativa de paz da UA e o plano de paz do emissário do secretário-geral da ONU que convergem em vários pontos, nomeadamente o estabelecimento de um cessar-fogo e a instalação de uma autoridade de transição com vista a satisfazer as aspirações do povo líbio.
De qualquer modo, para os analistas que acompanham a evolução da crise líbia, vários sinais deixam acreditar que a contagem decrescente começou e que uma solução será encontrada nos próximos dias, entre uma solução política negociada graças às discussões em curso ou militar, tendo em conta as mudanças rápidas que ocorrem nas frentes de combate.
Fonte: AFRICA21 – 16.08.2011
No comments:
Post a Comment