BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, August 10, 2011

Moçambique deverá aceder a créditos não concessionais da China



Armando Guebuza na China.

A entrada do Banco de Desenvolvimento da China, CDB, vai trazer uma nova perspectiva na abordagem do sector privado e na canalização de financiamentos para o investimento público.

A China deverá alargar as formas de financiar Moçambique nos seus programas de desenvolvimento e combate à pobreza, com a inclusão deste país africano na lista dos beneficiários dos fundos do Banco de Desenvolvimento da China (CDB). “A nova fase implica a obtenção de créditos comerciais da China, na base de ganhos mútuos, porque, até aqui, muitos projectos em curso em Moçambique resultaram de créditos concessionais”, disse, ontem, em Beijing, fonte diplomática moçambicana.

A fonte, citada pela AIM, comentava sobre os resultados da reunião da IV Sessão da Comissão Mista Moçambique e China, que antecedeu a visita de Estado, de seis dias, que o Presidente Armando Guebuza efectua àquele país asiático, desde ontem. Com efeito, a questão do CDB poderá fazer parte dos cerca de 12 acordos ou memorandos de entendimento que serão rubricados durante a presente visita de Estado.

A referida Comissão Mista tinha em vista, entre outras questões, preparar acordos que, por si, significam um verdadeiro recorde no que respeita ao número de instrumentos assinados numa única visita oficial entre ambos os países.

Até aqui, os créditos concessionais são cedidos, a nível governamental, através do Banco de Exportação e Importação da China, o EximBank, como é o caso do financiamento ao “novo” Aeroporto Internacional de Maputo, cujas obras ainda estão em curso.

O CDB é um banco líder em questões de crédito comercial, mas numa base de “ganhos mútuos”. A instituição financeira tem cerca de 700 biliões de dólares americanos aplicados fora da China, segundo dados avançados à imprensa moçambicana, em Beijing.

O actual objectivo de Moçambique é conseguir parte desse dinheiro para alimentar os seus projectos de desenvolvimento. Para o efeito, o Presidente Guebuza teve um encontro com o presidente deste banco, Chen Yuan.

Crédito comercial tratado por comissão sino-moçambicana

A vice-ministra para a Planificação e Desenvolvimento, Amélia Nakhare, confirmou que o assunto do CDB foi tratado a nível da Comissão Mista Moçambique e China.

Segundo a fonte, a entrada do CDB vai, certamente, trazer uma nova perspectiva na abordagem do sector privado e na canalização de financiamentos para o investimento público. Ela disse haver um espaço aberto para a entrada do CBD em Moçambique, para que mais projectos de desenvolvimento avancem sem sobressaltos.

A vice-ministra não avançou os montantes pretendidos por Moçambique para o próximo triénio, via CDB, mas frisou que “há um espaço aberto para que efectivamente os investimentos ocorram”.

Fonte: «Jornal O País»

No comments: