BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, July 4, 2011

Sobe para quatro o número de detidos em conexão com o alegado desvio de 11 milhões de meticais em Nampula




Na direcção de Finanças de Nampula

Por outro lado, “O País” sabe que a Procuradoria provincial de Nampula deverá iniciar uma investigação na Direcção Provincial da Educação por existência de fortes indícios de desvio de fundos nos últimos cinco anos.
Dos nove funcionários da direcção provincial de Plano e Finanças de Nampula, até à tarde da última sexta-feira, constituídos arguidos na sequência do processo de desvio de mais de 11 milhões de meticais naquela instituição, nos últimos dois anos, mais dois foram detidos ao longo da semana finda, elevando para quatro o número de funcionários das Finanças já encarcerados na sequência deste caso.

Trata-se Isaura Marcelino e Daunisia Napoleão, ambas, até à data da detenção, afectas ao departamento do tesouro. Estas juntam-se a Rachide Mimo, -ex-chefe do departamento da contabilidade pública, e Amina Simba, chefe da repartição da despesa, detidos na quarta-feira.

Fontes próximas do processo, na procuradoria provincial de Nampula, disseram ao nosso jornal que hoje poderá ser recolhido à cadeia Xavier Joaquim, também funcionário das finanças, tido como um dos principais cabecilhas do rombo. O mandado de prisão contra Xavier Joaquim já existe desde quarta-feira e só não foi executado porque este se encontrava em missão de serviço nos distritos.

Investigações que estão sendo efectuadas pela procuradoria provincial de Nampula na sequência desde processo haviam detectado até à tarde da sexta-feira o envolvimento, neste esquema, de quatro governos distritais da província de Nampula, dos quais a nossa reportagem conseguiu apurar apenas dois distritos, nomeadamente, Angoche e Murrupula.

Recorde-se que os 11 milhões de meticais desviados, e segundo informações em nosso poder, foram saqueados nos últimos dois anos, através de práticas reiteradas de duplicação de folhas de salários e horas extras aos funcionários da educação e saúde, envolvendo governos distritais no seu sub-escalão. Mais implicados vão continuar a ser ouvidos esta segunda-feira, na quinta secção criminal na procuradoria provincial.

DPE na mira da PGR

Por outro lado, “O País” sabe que a procuradoria provincial deverá avançar com outras investigações, desta feita na direcção provincial de Educação.

Fonte: O País»

No comments: