BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, July 6, 2011

Mineradoras dizem que estão a fazer papel do Estado




Revisão de contrato com os mega-projectos.

Carboníferas revelam que terão de investir 12 biliões USD para a construção de uma linha férrea e três portos para o escoamento da produção, o que entendem ser tarefa do Estado. É por esta razão que negam a revisão dos contratos de exploração.

O presidente da Associação Moçambicana para o Desenvolvimento de Carvão Mineral (AMDCM), Casimiro Francisco, entende que as empresas mineradoras em Moçambique estão a desempenhar o papel do Estado para a concretização dos seus projectos, pelo que não se justifica a renegociação dos contratos de exploração.

Devido à falta de vias de escoamento e outros meios afins, as empresas carboníferas são forçadas a construir infra-estruturas próprias, o que, no entender de Casimiro Francisco, não é papel do investidor.

O responsável revela que as companhias terão de investir cerca de 12 biliões de dólares americanos para a construção de uma linha férrea e dois ou três portos para o escoamento da produção e afirma que mesmo em países desenvolvidos esta tarefa não é das empresas.

O presidente da AMDCM reagia assim ao recente relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), lançado em Junho passado, que conclui que os mega-projectos instalados em Moçambique podem contribuir seis vezes mais em impostos.

Casimiro Francisco diz ainda que o documento da organização internacional ignorou os investimentos das empresas mineradoras, como se não representassem custos adicionais, acrescentando que as entidades que sugerem a revisão dos contratos nunca chegaram a indicar os pontos concretos a revisitar.

Produzir para contribuir

Falando numa conferência internacional sobre carvão, que iniciou ontem, em Maputo, Casimiro Francisco disse também que o peso dos projectos de carvão sobre os impostos vai atingir entre 600 e 700 milhões de dólares/ano, assim que iniciar a exploração.

Este nível de contribuição deverá ser realizado quando for alcançada a meta de produção e exportação de carvão na ordem dos 100 milhões de toneladas por ano, o que equivale – a preços actuais – a cerca de 25/30 biliões de dólares anuais.

Fonte: O País

No comments: