BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, July 27, 2011

Em defesa da produção de comida: Nampula chumba projecto de tabaco

O governo da província de Nampula acaba de chumbar a proposta de implementação do projecto de exploração do tabaco “Virgínia”, que seria produzido nos distritos de Malema, Lalaua e Ribáuè, regiões consideradas com um potencial enorme para o cultivo daquele produto de rendimento, por considerá-lo irrelevante e que a prioridade de momento é a produção de comida.

Maputo, Quarta-Feira, 27 de Julho de 2011:: Notícias
Páscoa de Azevedo, porta-voz do governo provincial, que há dias esteve reunido na vila de Chocas-Mar, em Mossuril, no seu primeiro conselho de coordenação, não indicou a empresa ou instituição que pretendia investir no cultivo do tabaco “Virgínia”, nem tão-pouco as áreas que pretendia ocupar para o efeito, tendo apenas justificado que a posição do executivo de Nampula sustentava-se no facto de a aposta do momento é a de produção de alimentos, para além de se acautelar questões ambientais que a produção do tabaco traz.

“Chumbamos este projecto por vários motivos, dos quais pesou a necessidade de preservar a terra para a produção de alimentos. Aliás, no plano estratégico da província de Nampula 2020 esta questão de tabaco não está contida”, justificou-se Páscoa de Azevedo.

Mesmo questionada se o governo não teria equacionado que com a implantação dum projecto desta dimensão poderia criar muitos postos de trabalho para os indivíduos que residem nas proximidades das regiões a abranger, a porta-voz do governo foi peremptória em afirmar que o que terá pesado é a questão da terra, pois “poderíamos ter emprego para pessoas que futuramente poderiam lamentar-se por não disporem de terra para produção do seu sustento alimentar”.

Para a porta-voz do governo provincial, está bem claro que a grande prioridade do plano estratégico está assente na produção de alimentos e que nenhum outro projecto de alta dimensão pode estar acima da produção de comida.

Aliás, para a produção de alimentos com vista à superação da fome na província a nossa interlocutora avançou que o executivo dirigido por Felismino Tocoli viu a necessidade de intensificar e diversificar culturas tais como a mandioca, o milho, batata-doce de polpa alaranjada, soja, arroz e outros cereais, para além da aquisição de 280 juntas de bois para atracção animal.

“A par desta aquisição vamos construir oito sistemas de irrigação, associado à compra de motobombas, para além de regadores manuais”, rematou Páscoa de Azevedo para justificar o chumbo do governo provincial sobre a implantação de um projecto de grande dimensão de produção do tabaco “Virgínia”, submetido àquele órgão do executivo nampulense.

Fonte: Moç/Todos

No comments: