BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, July 27, 2011

“Membros do SISE e da PRM alinham com Dhlakama”

Membros da Polícia da República de Moçambique e dos Serviços de Informação e Segurança do Estado têm servido simultaneamente ao líder da Renamo e ao Governo da Frelimo. Segundo várias fontes das duas instituições, reina agora grande desilusão estando em curso acções que põem em causa a fidelidade das forças de Defesa e Segurança à Frelimo


“Nós apoiamos o presidente Dhlakama dando-lhe informações sobre as operações da Frelimo com a pessoa dele” – disse-nos um membro da PRM na Zambézia


Nampula (Canalmoz) - Membros da Polícia da República de Moçambique (PRM) e dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE), esta última uma força do Estado que o partido Frelimo tem usado para espiar os seus adversários e todos que incomodam os seus dirigentes, nas províncias da região norte do país, nomeadamente Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia, têm-se revelado prestativos e patrióticos para com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, facto que este não desmente.

“O patriotismo que revelam” os membros das forças de defesa e segurança do Estado, é motivado pelo facto de eles próprios andarem descontentes com as políticas sociais e partidárias adoptadas pelo Governo moçambicano, sob égide da Frelimo, desde a proclamação da independência nacional em 1975.

A primeira manifestação de vontade de trazer a público o assunto, mas sob condição de anonimato por temer represálias, chegou à nossa Reportagem por intermédio de um agente da PRM afecto ao Comando Provincial da Zambézia, o qual nos disse: “Meu amigo, nós estamos cansados e, neste momento, por aquilo que estamos a passar, achamos por bem apoiar os ideais do presidente da Renamo, Afonso Dhlakama”.

Este nosso interlocutor apontou ainda que “já fizemos tudo para este País e até há colegas que perderam a vida defendendo a Frelimo, mas eles não nos dão valor, apenas se recordam de nós quando estão aflitos”.

“E isto já basta. Nós queremos dar o melhor às nossas famílias, para que os nossos filhos possam estudar em melhores escolas deste país”, concluiu o oficial.

Apurámos igualmente da mesma fonte que “a ideia de apoiar o presidente Dhlakama veio da sede, lá no Comando Geral por parte de alguns dos nossos superiores que também não vão com as políticas da Frelimo e, numa primeira, fase vamos atacar aqui na

Zambézia e no norte do país, para depois avançarmos para o centro”.

Ainda na Zambézia, uma fonte do SISE, bem posicionada revelou-nos que “mesmo aqui no SISE as coisas já não estão a favor da Frelimo, porque eles não sabem dar valor aos quadros deste país e, o que acontece é que nós nunca servimos ao país, mas, sim, a Frelimo, o que não é correcto”.

Num outro desenvolvimento, a mesma fonte do SISE que temos vindo a citar também sob condição de anonimato disse que “agora, já não é a Frelimo que tem infiltrados na Renamo, mas, sim, a Renamo que tem infiltrados nos serviços de inteligência e segurança que outrora se mantinham fiéis a Frelimo vestida a capa de Estado”.

Na província de Cabo Delgado, o nosso contacto foi uma alta figura da Magistratura do Ministério Público que intermediou o encontro da nossa Reportagem com os agentes da PRM e do SISE. A entrevista teve lugar numa estância turística local. Participaram do encontro dois agentes da

PRM e igual número do SISE, os quais ocupam posições de relevado em ambas instituições naquele província e, claramente asseguraram: “Assim que o presidente Dhlakama visitar Cabo Delgado reuniremos com ele para lhe darmos o ponto de situação das coisas, porque a última vez que reunimos foi há quatro meses em Nampula”.

Estes nossos interlocutores dizem acreditar que “as coisas vão mudar neste país graças ao presidente Dhlakama porque no que depender da Frelimo sempre seremos escravos do Sul”, tendo em conta que “pese embora o custo de vida esteja elevado em todo o país, o Sul tem sempre tido bónus da Frelimo na promoção de certos produtos e nós aqui ficamos a morrer a fome, sem, no mínimo, conseguirmos pagar escola aos nossos filhos”.

Na província de Nampula, há muito que os membros da PRM se revelaram contra o modo de governação adoptada pela Frelimo. Os que foram destacados para sitiar a residência do líder da Renamo, há muito que dão informações falsas à Frelimo, “porque debaixo desta chuva e sol em que nos colocaram Dhlakama é quem nos tem ajudado, enviando alguns produtos alimentares para nós”.

“Aliás, é na província de Nampula onde funciona o maior elo de ligação entre os agentes da PRM e do SISE fiéis a Dhlakama”.

“É a partir deste ponto onde são coordenadas as operações com as restantes províncias”.

Em Niassa, os nossos contactos, garantiram-nos: “Aqui também estamos a nos organizar para apoiar o presidente Dhlakama, mas ainda não estamos fortes”.

Refira-se que o líder da Renamo iniciou há uma semana uma digressão pelo país, tendo já escalado a província de Cabo Delgado. Encontra-se agora na Zambézia.

Fonte: CanalMoz (Aunício da Silva)

No comments: