A DIE, Instituto Alemão para a Política de Desenvolvimento tem muita razão ao afirmar que o sistema político levado à cabo pelo presidente Guebuza na sua Ideologia denominada "Presidencia Aberta" é o principal insentivo para a recentralização de processo administrativo em Moçambique. O PR Guebuza nas suas visitas à várias localidades espalhadas por todo país é visto como fosse um único governante capaz de resolver os problemas da população. Guebuza ùnico Salvador do povo. Um grupo de funcionários que não recebe os seus vencimentos queixam-se à Guebuza, os camponeses que não têm semente para semear queixam-se à Guebuza, os professores com vencimentos atrazados tambem se queixam à Guebuza, tudo, tudo é cobrado do Guebuza. Porquê? Porque o governo moçambicano é um governo centralizado, isso significa que tudo é controlado e decidido na capital do país- Maputo onde o Presidente mora. Tudo é planificado no Maputo. Isso é uma pura verdade!! Por isso o povo moçambicano tem única chance de ver os seus problemas resolvidos, e essa chance é queixar-se ao Guebuza.
Os governadores não têm poder de decidir por onde eles governam. Os governadores têm medo do seu patrão que lhes apontou. Para resolverem um problema o governador tem que consultar ao patrão ou os seus ministros. Existem várias razões por esse tipo de atitudes dos governadores e administradores dos distritos cujos tambem nada fazem sem o conhecimento e autorização dos seus governadores para resolver um problema local. Aqui estão as razões:
1- Os governadores não são eleitos pelo povo, os mesmos são nomeados pelo Presidente.
2- O sistema do governo legeslativo no país não funciona e não tem poder.
3- O sistema do governo Judicial está totalmente morto sem nenhum sinal de vida.
4- A classe média compopsta pelos operários e trabalhadores é ou está corrompida
5- A camada Juvenil é um puxa saco dos dirigentes e os intelectuais constituem carruagens dos governantes.
Em fim tudo fica por conta de um punhado de pessoas que se chama Frelimo e assim Moçambique fica dependente desse grupo, com uma centralização efectiva com a matriz no Maputo.
É por isso quando o Guebuza visita um distrito, o povo acha que o seu problema será resolvido, pois ai no distrito onde esse povo vive, a Administração não funciona para ele, o sistema judicial não existe, os deputados quase não sabem porque é que são deputados e assim ele , povo sofre e o Guebuza é visto como único para salvar esse povo. Este comportamento é a maneira como um governo de um sistema unitário funciona. Foi assim com Samora Machel e continua hoje com Guebuza.
A uníca forma de resolver este problema é com a implementação de um sistema de descentralização em todos tipos do governo; Executivo, legislativo e judicial, infelizmente a descentralização do sistema de governação é visto como algo ruim pelos governantes moçambicanos. Eles têm medo proporcionar o poder ao povo. Eles tem medo da verdade, sim é por isso!!!!!!!
Paz
No comments:
Post a Comment