BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, June 21, 2011

Inhassunge: Itae Meque “chumba” relatório dos 7 milhões




O GOVERNADOR da Zambézia, Itae Meque, reprovou o relatório sobre a execução do Fundo de Investimento em Iniciativas Locais (FIIL) no distrito de Inhassunge, por considerar que ele não apresenta elementos que ajudem a explicar alegados desmandos cometidos na gestão dos chamados “sete milhões”.Maputo, Terça-Feira, 21 de Junho de 2011:: Notícias

Itae Meque, que escalou Inhassunge na semana passada para fiscalizar o cumprimento do programa do Governo, devolveu o relatório aos proponentes, no caso as autoridades administrativas do posto administrativo de Gonhane, onde a população se queixou da falta de transparência e nepotismo na concessão de créditos no âmbito do FIIL.

Depois de apreciar o relatório, o Governador disse que tinha lacunas e era omisso relativamente a aspectos que, na sua óptica, ajudariam a aferir se as queixas levantadas pela população têm ou não fundamento que procede.

“O modelo e a estrutura que este relatório apresenta não tem fundamentos que satisfaçam. Assim, torna-se difícil avaliar a maneira como o posto administrativo está organizado, o seu nível de relacionamento com os cidadãos, ou até ajudar a aferir questões de planificação”, escreve a AIM.

No encontro mantido com Itae Meque, a população de Gonhane disse que apenas os directores de escolas e professores é que têm tido acesso aos créditos disponibilizados no âmbito do FIIL, e que o grosso dos proponentes vê os seus projectos “chumbados” sem motivo aparente.

Populares que usaram da palavra no comício disseram que os habitantes que não têm qualquer afinidade com os dirigentes locais apenas ouvem falar dos “sete milhões” como um fundo destinado ao desenvolvimento de iniciativas locais, mas o dinheiro nunca lhes chega às mãos.

Victor Eduardo, um dos residentes que usou da palavra, questionou os critérios de aplicação do fundo e queixou-se do facto de quase todas as propostas apresentadas pela maioria da população não merecerem aprovação por razões que, segundo ele, nunca são apresentadas com clareza aos proponentes.

O orador acrescentou que, para sua surpresa, tem visto professores e dirigentes de escolas a receber várias vezes o dinheiro que aplicam-no na aquisição de motorizadas e outras utilidades domésticas e particulares, que não têm enquadramento na filosofia do FIIL, que é desenvolver projectos de geração de emprego e de produção de comida para as comunidades.

Já na reunião com o Governo local, Itai Meque quis ouvir a versão do Conselho Consultivo local, ao que ficou a saber que tanto o primeiro como o segundo vogal do órgão tinham sido destituídos, facto que agravou as suspeitas de anarquia nos procedimentos de concessão do crédito.

Com um total de 23.702 habitantes, o posto administrativo de Gonhane, dista dez quilómetros da vila-sede do distrito de Inhassunge, sendo um dos beneficiários do orçamento de investimento em iniciativas locais para assegurar apoio aos projectos de desenvolvimento local no período entre 2006 e 2010.


Fonte notícias

No comments: