BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, June 17, 2011

Lusalite produzida em Nampula

PRIMEIRA CHAPA JÁ EM AGOSTO

Está previsto para o próximo mês de Agosto o início, no distrito de Nampula - Rapale, das actividades laborais da fábrica de produção de chapas de fibrocimento, vulgo Lusalíte, um investimento de empresários chineses, avaliado em 370 mil dólares americanos.

Com a capacidade instalada de 375 mil chapas de lusalite por ano, a referida unidade fabril deveria ter iniciado as suas actividades laborais em Junho corrente. Mas devido a alguns problemas técnicos na linha de produção, o processo só arrancará dentro dos próximos dois meses.

Tivemos um problema na principal linha de produção, que é o moinho, mas a peça em causa, importada da China, já está a caminho e esperamos que até Agosto, o mais tardar, a fábrica esteja a laborar em pleno - explicou-nos Romão Simão, gerente da fábrica, num contacto mantido com o nosso Jornal para avaliação do estágio do projecto, cuja entrada em funcionamento é rodeada de muita expectativa.

E não é para menos uma vez que, a entrada em funcionamento da referida fabrica, irá reduzir os custos de compra daquele material, que actualmente ronda os trezentos meticais por cada chapa, facto justificado por alegados custo de compra e transporte do produto, a partir da província de Sofala, onde existe uma unidade do género.

As telhas de Lusalite apresentam a vantagem de não serem susceptíveis a corrosão, resistir a atmosferas agressivas, elevada resistência mecânica, entre outros requisitos.

De referir, ainda, que no distrito de Nampula-Rapale, mais concretamente no

Posto administrativo de Anchilo, uma outra indústria, desta feita de processamento de castanha de caju entrou recentemente em funcionamento.

A fábrica, que emprega cerca de 800 trabalhadores, possui capacidade de processamento anual de cinco mil toneladas de castanha de caju. Cuja amêndoa tem como potenciais mercados Estados Unidos da América , países europeus e do Médio Oriente.

Fonte: WAMPHULA FAX - 17.06.2011

No comments: