BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, May 23, 2011

Fernando Carrelo quebra silêncio e dispara forte contra Daviz Simango

Tudo quanto se passa no MDM eu já previa. Daviz Simango é um indivíduo perigoso, arrogante, ególatra, nepotista, que só sabe enganar as pessoas desatentas

Fernando Carrelo é uma proeminente personalidade na cidade da Beira. Chegou a ser um dos políticos mais activos na capital provincial de Sofala, quando decidiu apoiar várias campanhas eleitorais a favor da Renamo. Ele foi quem contribuiu bastante para a primeira eleição de Daviz Simango para a presidência do município da Beira, na altura candidatado pela Renamo. Na mesma época foi eleito membro da Assembleia Municipal da Beira, mas passado pouco tempo renunciou o cargo alegando não concordava com os métodos de gestão autárquica usados por Daviz Simango. Foi a primeira denúncia contra Daviz Simango, desde então acusado de promover nepotismo e outras práticas fora de comum na gestão autárquica.

Depois de bastante tempo calado, até porque o próprio convocara uma conferência de imprensa na Beira para anunciar publicamente que se afastava da política, semana passada Fernando Carrelo contactou a nossa redacção para quebrar o silêncio e abordar a crise no MDM, liderado por Daviz Simango. Nesse contacto, Fernando Carrelo “disparou” forte contra Daviz Simango, acusando-o de ser um homem bastante perigoso, arrogante, nepotista, ególatra e que só sabe enganar pessoas distraídas.

Carrelo dá razão a posição assumida por Ismael Mussá, de abandonar o cargo de secretário-geral do MDM, por discordar com os métodos de gestão do partido pelo presidente Daviz Simango, assim como congratula-se com os comentários de Dionísio Quelhas na imprensa. E diz mais: “Isso tudo que se passa hoje e tudo quanto se diz sobre Daviz Simango e o MDM eu já esperava a muito tempo. Foi por isso mesmo que decidi afastar-me do Daviz Simango que também havia caído na ratoeira dele quando o apoiei para a sua primeira eleição”.

Depois de uma breve pausa, Carrelo explica ter apoiado a primeira candidatura de Daviz Simango por respeito a decisão da liderança do partido Renamo, mas já nessa altura não concordava com ele porque havia tido algumas referências sobre o seu envolvimento no PCN, juntamente com o seu irmão Lutero Simango.

Recordou com alguma tristeza como o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, aceitou ser enganado por um pseudo-conselheiro infiltrado no partido pelo PCN, numa clara alusão a Agostinho Ussore, que mais tarde viria a zarpar para o MDM, confirmando a sua posição falsa.

Na opinião do nosso entrevistado, enquanto Daviz Simango não mudar a sua forma de ser, enquanto continuar a privilegiar a arrogância, o nepotismo, o egocentrismo, amiguismo, servelismo (...) nem ele nem o seu partido poderão aspirar sucesso.

Fonte: O AUTARCA – 23.05.2011

No comments: