BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, May 16, 2011

EMPRESÁRIOS INSISTEM NA TRANSFORMAÇÃO DO HOSPITAL



Ilha de Moçambique

O Hospital da Ilha de Moçambique, na província de Nampula, volta a ser alvo de interesse de investidores nacionais e europeus (holandeses e ingleses), os quais pretendem transformar aquela infraestrutura pública, num hotel de luxo, segundo apurou o “notícias” junto dos serviços distrital das actividades económicas.

Abdul Satar Naimo, chefe daqueles serviços, disse que face ao interesse dos investidores, o governo esta a estudar minuciosamente as propostas avançadas pela contra parte, para saber pronunciar-se quando chegar a hora de tomar uma decisão.

O que acontece é que o hospital é uma infra-estrutura pública, teremos de analisar o assunto minuciosamente para não cometer erros. Se a decisão transformar o imóvel em hotel for a decisão mais correcta, somos por um contracto de exploração por regime de concessão - referiu Naimo.

O Ministério da Saúde (MISAU) já declarou oficialmente que não dispõe de fundos para reabilitar o hospital distrital da Ilha de Moçambique, um estabelecimento que chama a si a responsabilidade de providenciar cuidados sanitários a mais de 14.889 pessoas.

Trata-se de um mostruoso edifício com várias décadas de existência onde como saída alternativa e que se mostra ser de custos acessíveis, está-se já a trabalhar junto do Conselho Municipal local, no sentido de se identificar um outro local, para se erguer um hospital de raiz, na zona do continental do Lumbo.

A ideia de construção de um hospital de raiz no continente, surge depois da auscultação feita à comunidade local, há sensivelmente dois meses.

Alfredo Matata, o presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, afirmou que o município e o Governo, através do MISAU, chegaram a esse entendimento como forma de evitar desperdiçar dinheiro com uma infraestrutura em ruínas.

Ao invés de desperdiçar dinheiro com reabilitações, o Governo prefere fazer das infra-estruturas, dum local de atracção turística, disse Matata referindo-se ao velho hospital.
WAMPHULA FAX - 16.05.2011

No comments: