BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, May 13, 2011

Frelimo chumba agendamento urgente da lei de desvio de fundos



Sexta, 13 Maio 2011 00:00 André Manhice .


Frelimo chumba agendamento urgente da lei de desvio de fundos
Frelimo chumba agendamento urgente da lei de desvio de fundos
A Renamo acusa “os camaradas” de estarem a acobertar seus comparsas

Ainda ontem, os deputados voltaram a insistir e a clamar por respostas mais claras sobre as soluções para a fraca qualidade dos serviços de saúde e da educação.
A Frelimo chumbou o pedido de agendamento urgente do projecto de revisão da lei 1/79, sobre desvio de fundos do Estado, submetido à presidência da Assembleia da República (AR) pela bancada da Renamo.

Com o pedido apresentado, ontem, antes da ordem do dia, a Renamo pretendia que o plenário agendasse, ainda esta sessão, o debate do projecto de revisão da lei 1/79, por forma a actualizar este instrumento, dotando-o de mecanismos que passam a punir, severamente, os titulares de altos cargos públicos que se apropriam de dinheiro e bens do Estado em benefício próprio, de seus parentes ou dependentes.

O pedido de agendamento urgente causou um debate efusivo no parlamento, levando a Frelimo e a Renamo a trocarem mimos e algumas palavras ofensivas. Contudo, a Frelimo acabou frustrando as pretensões da oposição, “mandando o projecto de revisão para a gaveta”, através da força do seu voto maioritário.

Os “camaradas” votaram contra por entenderem que a revisão já está em curso na Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República, e a Renamo tentou ser oportunista.

“Votámos contra o agendamento urgente da revisão da lei 1/79 porque achámos que foi uma atitude oportunista da Renamo ao pedir que se debata um projecto cuja revisão está em curso em sede da comissão especializada”, disse Alfredo Gamito, durante a declaração de voto.

O MDM absteve-se de votar porque julga não ser preciso submeter à votação o agendamento de uma matéria tão pertinente e importante como esta.

“Frelimo quer proteger comparsas”

A Renamo, proponente do agendamento, manifestou a sua indignação, alegando ser a confirmação da falta de sentido de legislar pelo povo.

“A Renamo votou pelo bem do povo e pela responsabilização de todos os que roubam dinheiro do Estado para o seu próprio bem e que não são severamente sancionados, tal como acontece com seus tesoreiros e caixas”, defendeu Armindo Milaco, pela Renamo. Milaco acrescentou que “o país não pode continuar a assistir, por mais tempo, à impunidade dos altos dirigentes do Estado que mandatam os tesoreiros praticarem ilicitudes e só os mandatados serem severamente punid

Fonte:Jornal O País»

No comments: