BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, May 16, 2011

ARRANCAM em Agosto próximo as obras de construção da segunda ponte sobre o rio Zambeze, na cidade de Tete, segundo anunciou o director-geral de Estrad



ARRANCAM em Agosto próximo as obras de construção da segunda ponte sobre o rio Zambeze, na cidade de Tete, segundo anunciou o director-geral de Estradas do Zambeze, Jorge Valério, concessionária daquela infra-estrutura.

Maputo, Segunda-Feira, 16 de Maio de 2011:: Notícias
Aquele responsável disse há das ao nosso Jornal que os trabalhos de sondagem no subsolo, por onde vai passar o traçado da ponte, já foram concluídos, estando já na fase final as operações de piquetagem, de perfil e construção de um estaleiro de grandes dimensões e com todas as infra-estruturas, desde escritórios, residências, salas de convívio e oficina.

“Já concluímos, depois de um trabalho árduo e demorado, o processo de sondagens que nos vão permitir saber o que existe no subsolo, por onde vai passar o traçado da ponte e os acessos nas duas margens, com cerca de 1600 metros. A obra em curso tem um prazo de 42 meses e está orçada em cerca de 105 milhões de euros” – disse Jorge Valério.

A Administração Nacional de Estradas (ANE) vai construir, em regime de concessão, esta nova ponte sobre o rio Zambeze, ligando a cidade de Tete e a localidade de Benga, no distrito de Moatize, e, de acordo com o projecto, com cerca de 715 metros de comprimento, será construída através do método de avanços sucessivos e a partir dos pilares, com recurso a dois pares de carrinhos de avanço e o vão máximo terá cerca de 135 metros.

A obra estará localizada no município da cidade de Tete, a cerca de cinco quilómetros a jusante da actual ponte Samora Machel, o que vai descongestionar o volume de tráfego que actualmente suporta.

“A ponte Samora Machel revela-se cada vez mais incapaz de satisfazer as actuais necessidades do tráfego que usa aquele empreendimento para a travessia do rio Zambeze, uma situação que vai prevalecer mesmo após a sua reabilitação. A única saída é a construção desta segunda ponte que irá suprir esta lacuna, contribuindo para o crescimento socioeconómico a médio e longo prazos, a nível nacional, regional e, em particular, da província de Tete” – disse Cadmiel Muthemba, ministro das Obras Públicas e Habitação.

No contexto da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a segunda ponte representa uma oportunidade-chave para a consolidação da ligação dos países do hinterland, nomeadamente Malawi, Zâmbia e Zimbabwe, ao porto da Beira, em Sofala.

A obra está orçada em cerca de 150 milhões de euros, incluindo a reabilitação de cerca de 260 quilómetros de estrada que fazem a ligação da cidade de Tete às fronteiras com o Zimbabwe, a caminho de Harare, e com o Malawi, para Blantyre.

O consórcio construtor da ponte é constituído por três empresas portuguesas, nomeadamente Mota-Engil Engenharia e Construção, Soares da Costa Construções e Opway.

Fonte: Noticias

No comments: