BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, April 1, 2011

Concluída ponte sobre rio Moculumba em Memba




Já há travessia com segurança entre os postos administrativos de Mazua e Lúrio, no distrito de Memba, província de Nampula, depois da conclusão e entrega das obras da ponte sobre o rio Moculumba, na ER 705, que tinha sido destruída pelos guerrilheiros da Renamo, durante o conflito armado, cuja reconstrução custou aos cofres do Estado cerca de 50 milhões de meticais.

Maputo, Sexta-Feira, 1 de Abril de 2011:: Notícias
A infra-estrutura cuja construção conheceu alguns momentos conturbados, porque o dono da obra, o Estado, não concordava com algumas imperfeições que se apresentavam no processo de edificação, foi recentemente visitada pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba, que considerou de um meio que veio aliviar o sofrimento das populações na sua circulação para os dois pontos do distrito de Memba, particularmente na época chuvosa.

Com 238 metros de comprimento e quatro e meio de largura, a ponte tem 37 pilares com uma profundidade de 18 metros, tendo a sua construção registado um atraso por dificuldades do empreiteiro na importação de alguns materiais, principalmente juntas de dilatação, adquiridos na vizinha África do Sul, segundo justificou Palmiro Mavila, delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE), que sublinhou que a estrutura da ponte foi feita para um tempo de vida de 100 anos.

Alguns residentes e utilizadores da ponte que durante décadas se viram privados do seu uso, arriscando nalgumas ocasiões a sua própria vida quando pretendiam ligar os dois pontos do distrito, mostraram a sua enorme satisfação e alívio, como é o caso do cidadão Florêncio Munaucha, que vive em Mazua, mas que tem sua actividade do outro lado da margem do rio Moculumba, em Chipene.

“Tínhamos muitas dificuldades para transitar para o outro lado, como pode ver as correntes das águas neste tempo são violentas e tentar atravessar é arriscar a própria vida, para além dos crocodilos que já fizeram igualmente vítimas humanas. Por isso, agradecemos o esforço do Governo por ter reconstruído esta ponte”, sublinhou Florêncio Munaucha que manifestou a sua satisfação pela conclusão da obra.

Caetano Paulino é um jovem que acabava de fazer a travessia da ponte sobre o rio Moculumba e afirmou estar satisfeito por fazê-lo diariamente sem nenhum perigo, como acontecia anteriormente.

Na sua recente viagem à província de Nampula, o ministro das Obras Públicas e Habitação do nosso país, visitou igualmente as obras de construção da duas pontes sobre o rio Milhana que liga o posto administrativo do mesmo nome ao de Muite, no distrito de Mecubúri, na província de Nampula, cuja destruição não permite a ligação rodoviária entre estes dois pontos.

O empreiteiro das obras, Faizal Salé, disse que os custos iniciais de 16 milhões 700 mil meticais para as obras terão que ser revistos em consequência da subida de preços dos materiais no mercado local, nomeadamente cimento e ferro, com o risco de não cumprir com os prazos de entrega que está previsto para o próximo mês de Junho.

O chefe do posto administrativo de Milhana, Jaime Sauja, disse esperar que depois da conclusão das obras das duas pontes, venha assistir-se a um movimento desusado de pessoas e bens entre a cidade de Nampula, Milhana e Muite, situação que vai incrementar o processo de comercialização agrícola na região.

No comments: