BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, December 20, 2010

Ingleses, alemães e americanos escolhem praias moçambicanas para natal e fim do ano




Pedidos de vistos a partir da Ras

Os últimos 15 dias foram de muita pressão sobre os serviços consulares de Moçambique na África do Sul, sobretudo no consulado geral da cidade de Joanesburgo.
Durante as referidas duas semanas, os serviços diplomáticos do nosso país, na vizinha terra do rand, receberam pedidos de vistos de entrada para Moçambique de cidadãos de várias nacionalidades, afim de passarem as festas de Natal e fim-de-ano. Na extensa lista de pedidos de quase todos os quatro cantos do mundo, de acordo com o cônsul geral em Joanesburgo, Luís Silva, os ingleses foram os que mais pedidos emitiram junto daquela missão diplomática. Mesmo sem revelar dados, Silva garantiu em exclusivo ao nosso “O País” que depois dos ingleses, seguem na lista de pedidos de autorização cidadãos de nacionalidade alemã e, em terceiro lugar, os americanos. A mesma lista é também composta por indivíduos de várias nacionalidades.

Para o cônsul geral em Joanesburgo, a corrida pelo nosso país, nesta época do ano, deve-se, particularmente, ao acesso às belas praias de que Moçambique dispõe ao longo da sua extensa costa, de aproximadamente três mil quilómetros. Ainda no que se refere ao movimento migratório ligado à passagem do ano, Luís Silva disse ser prematuro avaliar o número de cidadãos sul-africanos que escolheram Moçambique para a celebração do Natal e fim do ano, devido ao acordo de isenção de vistos, que facilita que os mesmos partam directamente para o nosso país sem precisar dos serviços consulares. Contudo, na mesma ocasião, o nosso interlocutor admitiu que os sul-africanos sempre lideraram a lista de estrangeiros que escolhem o nosso país como destino turístico.

Por outro lado, o consulado de Moçambique em Joanesburgo registou, igualmente, nos últimos tempos um número acima do normal de pedidos de certificado de emergência de cidadãos moçambicanos, que pretendem se deslocar ao país para a quadra festiva.

Font: O País

2 comments:

Abdul Karim said...

Prospero 2011 para Nampula e para a sua Voz.

Reflectindo said...

Boas saídas e boas entradas!

Ano próspero seja o próximo!