BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, October 30, 2010

Moçambique e RAS assinam 50 acordos

29/10/2010

MOÇAMBIQUE e África do Sul reafirmaram o seu cometimento de tudo fazer para continuarem a trabalhar em parceria de modo a elevar a cooperação económica entre si em diversas áreas, o que se salda até actualmente em 57 acordos assinados em vários sectores. Tal manifestação foi feita pelos Presidentes Armando Guebuza e Jacob Zuma durante a 14ª Cimeira Económica Bilateral, realizada ontem em Pretória.

Maputo, Sábado, 30 de Outubro de 2010:: Notícias
Num breve discurso de abertura da sessão, o Presidente moçambicano referiu-se aos laços históricos existentes entre os dois povos e enalteceu o cometimento pessoal de Jacob Zuma para o incremento das relações bilaterais entre Moçambique e a África do Sul.

“Reconhecemos o papel de Pretória, tanto no passado como no presente, (...) no incremento das relações bilaterais entre Moçambique e África do Sul”, disse Guebuza para depois acrescentar que a cimeira foi inspirada pelo comum desejo de continuar a “consolidar as nossas relações bilaterais de amizade, solidariedade e cooperação”.

Por sua vez, Jacob Zuma referiu que os actuais desafios de ambos os países são as necessidades de desenvolvimento e os encontros ao mais alto níveis são fóruns apropriados para discutir estrategicamente esses pontos.

Recordou que os dois países estão já há mais de uma década a fazer este tipo de encontros e têm usado, geralmente, a Cimeira Económica Bilateral como um fórum para consolidar a cooperação e parceria económica bilaterais.

O Chefe do Estado sul-africano destacou que desde o início destes fóruns, há mais de dez anos, foram alcançados entre os dois países vários acordos sectoriais de cooperação. Com efeito, já foram assinados até à data 57 destes entendimentos, o que, de acordo com Zuma, torna Moçambique o primeiro país a nível mundial com o qual os sul-africanos estabelecem assim tantos acordos. “Isto é o reflexo do nosso desejo e determinação de trabalhar em conjunto para enfrentar estes desafios comuns que os nossos países possuem”.

Afirmou que os dois países apreciam tal desenvolvimento e devem assegurar a implementação total desses acordos, para o benefício dos dois povos.

Entretanto, o Presidente Armando Guebuza regressou ontem mesmo a Maputo, depois de ter participado nesta Cimeira Económica Bilateral. Acompanharam o Chefe do Estado no encontro cinco ministros, nomeadamente Oldemiro Balói, dos Negócios Estrangeiros, Salvador Namburete, Energia, Fernando Sumbana, Turismo, Manuel Chang, Finanças, e Armando Inroga, da Indústria e Comércio.

•ALFREDO DACALA, em Pretória, especial para o “Notícias”

No comments: