Saturday, October 30, 2010
Aeroporto de Maputo: Ensaiam-se novas instalações
ESTÁ desde ontem a funcionar, em fase experimental, a Terminal Internacional de Passageiros das novas instalações do Aeroporto Internacional do Maputo, concluído que foi o processo de ensaio dos equipamentos e treinamento do pessoal responsável pela sua operacionalização. Numa primeira fase, a infra-estrutura vai receber apenas os voos da companhia aérea nacional, as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), ficando as restantes para mais tarde.
Maputo, Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010:: Notícias
Sem precisar datas, Manuel Veterano, presidente do Conselho de Administração dos Aeroportos de Moçambique, garantiu que a nova terminal será inaugurada ainda este ano, assim que terminar a fase experimental e não for detectada nenhuma irregularidade.
Falando ontem depois da abertura ao público daquelas instalações, Veterano afirmou que a expectativa é que a MEX, companhia aérea privada nacional, seja a próxima a fazer o uso das novas instalações.
Trata-se de uma infra-estrutura com 13 balcões para “chek-in”, ou seja confirmação dos bilhetes, dois centros de identificação e recolha de bagagens e com uma capacidade instalada para receber 900 mil passageiros por ano.
O ensaio foi antecedido pelo treinamento do pessoal para lidar com a nova realidade e ainda de recrutamento de mão-de-obra qualificada para garantir que na hora do arranque da nova terminal de passageiros, tudo esteja conforme o previsto.
Antes disso, foi entregue e já em funcionamento a Sala VIP destinada aos chefes de Estado, edificada numa área afastada do resto do edifício, na zona da base aérea, com uma pista para manobras das aeronaves e o respectivo estacionamento.
A vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Ribeiro, presente na cerimónia, afirmou que a infra-estrutura dignifica o país, sendo por isso que, segundo ela, há uma necessidade de observar e alertar para qualquer anomalia que for detectada durante a fase experimental em curso, bem como para a sua preservação.
Orçadas em 75 milhões de dólares americanos, as obras de reabilitação e modernização do aeroporto estão a cargo da empresa chinesa Anhui Foreign Economic Construction Corporation (AFECC) com base num empréstimo concedido pelo Exim Bank da China.
Poderá também gostar de:
•Turismo em Moçambique com investimentos de 300 milhões de dólares no 1º semestre
•Cabo Delgado: Governo prepara-se para revogar contrato da “Negomano Safaris”
•Ministério do Turismo de Moçambique vai criar página electrónica para investidores estrangeiros
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment