BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, October 30, 2010

Aeroporto de Maputo: Ensaiam-se novas instalações




ESTÁ desde ontem a funcionar, em fase experimental, a Terminal Internacional de Passageiros das novas instalações do Aeroporto Internacional do Maputo, concluído que foi o processo de ensaio dos equipamentos e treinamento do pessoal responsável pela sua operacionalização. Numa primeira fase, a infra-estrutura vai receber apenas os voos da companhia aérea nacional, as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), ficando as restantes para mais tarde.

Maputo, Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010:: Notícias
Sem precisar datas, Manuel Veterano, presidente do Conselho de Administração dos Aeroportos de Moçambique, garantiu que a nova terminal será inaugurada ainda este ano, assim que terminar a fase experimental e não for detectada nenhuma irregularidade.

Falando ontem depois da abertura ao público daquelas instalações, Veterano afirmou que a expectativa é que a MEX, companhia aérea privada nacional, seja a próxima a fazer o uso das novas instalações.

Trata-se de uma infra-estrutura com 13 balcões para “chek-in”, ou seja confirmação dos bilhetes, dois centros de identificação e recolha de bagagens e com uma capacidade instalada para receber 900 mil passageiros por ano.

O ensaio foi antecedido pelo treinamento do pessoal para lidar com a nova realidade e ainda de recrutamento de mão-de-obra qualificada para garantir que na hora do arranque da nova terminal de passageiros, tudo esteja conforme o previsto.

Antes disso, foi entregue e já em funcionamento a Sala VIP destinada aos chefes de Estado, edificada numa área afastada do resto do edifício, na zona da base aérea, com uma pista para manobras das aeronaves e o respectivo estacionamento.

A vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Ribeiro, presente na cerimónia, afirmou que a infra-estrutura dignifica o país, sendo por isso que, segundo ela, há uma necessidade de observar e alertar para qualquer anomalia que for detectada durante a fase experimental em curso, bem como para a sua preservação.

Orçadas em 75 milhões de dólares americanos, as obras de reabilitação e modernização do aeroporto estão a cargo da empresa chinesa Anhui Foreign Economic Construction Corporation (AFECC) com base num empréstimo concedido pelo Exim Bank da China.
Poderá também gostar de:
•Turismo em Moçambique com investimentos de 300 milhões de dólares no 1º semestre
•Cabo Delgado: Governo prepara-se para revogar contrato da “Negomano Safaris”
•Ministério do Turismo de Moçambique vai criar página electrónica para investidores estrangeiros

No comments: