BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, August 21, 2010

Chineses querem banco para áreas industriais

EMPRESÁRIOS chineses encontraram-se ontem, em Maputo, com o Primeiro-Ministro, Aires Ali, a quem manifestaram o seu interesse na criação de um banco para financiar grandes projectos. Não foram, no entanto, adiantados detalhes sobre a intenção.Maputo, Sábado, 21 de Agosto de 2010:: Notícias

Aires Ali recebeu a delegação chinesa, que integra 16 empresários de Xangai, a principal cidade financeira e industrial da China, representando vários interesses na área de negócios.

No encontro foi dito que os sectores financeiro, mineiro, energético, de infra-estruturas e o do agro-processamento são prioritários, ao mesmo tempo que se pretende estabelecer um voo directo de ligação Maputo-Xangai.

O chefe da missão empresarial chinesa, Cao Hougru, explicou que a vontade de investir no país surgiu da exibição que Moçambique fez na Expo-Xangai, um evento recentemente realizado naquela província chinesa, onde mostrou as suas potencialidades nos vários domínios, sustentadas pela estabilidade política nacional e da região.

“Nós estamos cá para estudar o mercado moçambicano, mas é importante ressalvar que já temos interesses em diversos sectores onde são certos os nossos investimentos. Queremos também criar um banco de investimentos para financiar grandes projectos”, disse Cao Hougru, sem se referir ao valor a ser injectado nas respectivas operações económicas.

Sobre o voo directo Maputo-Xangai, Cao Hougru revelou terem já sido iniciadas conversações com a Direcção Nacional da Aviação Civil chinesa para que estabeleça contactos com o Governo moçambicano de modo a se estudarem as viabilidades da rota.

Contudo, o plano é que até ao primeiro trimestre de 2011 se faça o voo inaugural, para além de que duas companhias chinesas já manifestaram vontade de operar nesta rota.
Na área energética, interessa aos chineses a construção de pontes e barragens, e no sector minério o desenvolvimento integrado de recursos minerais, com atenções viradas para o carvão.

Importante ressalvar que a China está envolvida no desenvolvimento de vários projectos em Moçambique, destacando-se o sector infra-estrutural. Nesta área, são de grande visibilidade a reabilitação e ampliação do Aeroporto Internacional de Mavalane, a construção do Estádio Nacional do Zimpeto, e a edificação de vários edifícios governamentais, bem como a ampliação, reabilitação e construção de estradas nacionais, para além de operações na área comercial.
Francisco Manjate

No comments: