BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, August 24, 2010

MOÇAMIQUE SERIA MELHOR COM FEDERALISMO E COM PODERES GOVERNAMENTAIS DESCENTRALIZADOS

Sim, Moçambique seria muito mais melhor se o povo determinasse os seus destinos atravez dos seus governadores eleitos por eles proprios localmente nas provincias. RSim, os governadores eleitos pelo povo. Entao, Caberia ao Presaidente apenas nomear os seus Ministros e os Governadores deveriam ser eleitos pelo povo.

Esse sistema de deixar o povo eleger os seus governadores se chama Federalismo. O Federalismo permite um exercicio enorme do poder do eleitorado. Nos outros paises tais como EUA e Brasil as provincias sao denominados "estados" e o povo e' permetido dirigir os seus interesses atravelz dos seus governadores eleitos por eles mas sem violar as leis do governo nacional (Federal).

Os governadores eleitos e o poder legeslativo exercito pelos deputados eleitos dirigem os destinos da Provincia. Neste sistema nao cabe ao Presidente e seus Ministros determinar o cancelamento dum projecto planajedo para uma provincia, ou fiscalizar como o governo local tem funcionado.

Essa responsabilidade seria dos governadores eleitos pelo povo e seus secretarios ou directores provincias.

Porem, o governo Moçambicano atraves daqueles que levaram este pais a independencia têm medo do Federalimo. por isso Mocambique se encontra preso de um governo paroquial unitario. Eles, tem medo do Federalimo porque sabem que o povo estaria livre a escolher oque quer localmente sem tanta intervencao deles.

Em Mocambique a situacao e' muito lamentavel! O Presidente e' que fiscaliza o funcionamento dos governos atravez dasua agenda chamada Presidencia aberta.

O povo da localidade espera ao Presidente para se queixar duma anomalia do governo local. Mas como assim?

O mais agravante e' que mesmo os tecnicos de Administracao Publica formados na grande Universidade daquele Pais apenas se limitam a seguir o mesmo teaor sem comentarios. O representates do governo Mocambicanos muito mais aqueles localizados nos paises on de o Federalimo reina, nada comentam ou sugerem.

Se Mocambique quer uma deocracia verdadeira ou comecar implementa-la e' preciso exercitar o Federalismo. Os deputados na assembleias deveriam emanar deplomacias consultiva com o povo para uma experiencia de um governo Federal. Dai, uma onda de educacao civica sobre um sistema deFederalismo seria necessario para que o povo seja bem educado e consultado se podia aceitar o tal processo. Contudo em Mocambique nada se faz e se fala sobreeste assunto.

Mesmo a oposicao nao fala do Federalismo pois a intencao dela na de implementar democracia mas sim para punir ou vingar aqueles que agora estao no poder.

Al;gumas a oposicao propoes uma legislacao de eleicao de governadores em Mocambique? Nao! Porque? Porque a oposicao tambem tem medo da verdade e o governo no poder e' a pior coisa que o povo Mocambicano tem.

Onde vai Mocambique? Esta pergunta responderei depois!!!!!

No comments: