BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, June 18, 2010

Jornalista condenado por noticiar «casamento» de Afonso Dhlakama

Um jornalista do semanário moçambicano Magazine Independente foi hoje condenado pelo Tribunal de Nampula (norte) a quatro meses de prisão, convertidos em multa, por “crime de difamação” por ter noticiado o casamento de Afonso Dhlakama com uma deputada.
Em Julho de 2009, o jornalista Vasco da Gama publicou um artigo com o título “Deputada da RENAMO casa-se com Dlhakama e formaliza relação de 15 anos”, onde dava conta do casamento em cerimónia tradicional. Afonso Dhlakama, líder da RENAMO, maior partido da oposição em Moçambique, vive em Nampula e é casado, vivendo a mulher em Maputo.
A deputada em questão, Lúcia Afate, processou o jornalista e acabou por ganhar o caso, vendo hoje o tribunal dar-lhe razão, quando o juiz disse ter ficado provado que Vasco da Gama cometeu o crime de difamação contra a actual deputada pela RENAMO.


Numa sentença de 12 páginas, lida pelo juiz Fausto Rangarizai, afirma-se que o Tribunal provou que o jornalista Vasco da Gama, ao escrever o artigo, agiu premeditadamente com o intuito de difamar Lúcia Afate, com a agravante de ter cometido uma fraude ao ter usado um cartão falso da RENAMO para obter informações referentes à concretização do suposto casamento.
O jornalista foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 50 mil meticais (1,2 mil euros) à deputada.
David Augusto Chiconela, técnico jurídico do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica, defensor do jornalista, recorreu da sentença, o que foi aceite pelo Tribunal, tendo agora cinco dias para apresentar as alegações.
O defensor de Lúcia Afate disse estar satisfeito com a sentença que, adiantou, serve de lição para os restantes jornalistas e porque prova que os tribunais deixaram de ser dos “camaradas” (referência à FRELIMO, partido no poder).
O jornalista disse que o julgamento se transformou numa sessão de “abate” à sua pessoa e não retirou o que disse na notícia que o levou a julgamento.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS – 17.06.2010

No comments: