BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, June 21, 2010

“A Frelimo sujou as conquistas da Independência com as suas políticas devastadoras”





– afirma o presidente do partido Renamo, Afonso Dhlakama, a propósito da celebração dos 35 anos da Independência Nacional
“Toda a gente abraçou a Independência por ter lutado por ela, e, com a saída dos colonos, os nacionalistas já se podiam afirmar, mas, surpreendentemente, o Governo da Frelimo veio a piorar a situação e em muito pouco tempo matou muitas pessoas, mais do que durante os quinhentos anos da colonização portuguesa. A Frelimo negou a democracia. Matou quem se arriscasse a pensar de maneira contrária à sua ideologia marxista-comunista. Quem pensasse de forma diferente era morto. Muitos moçambicanos foram fuzilados por serem acusados de anti-independência” – Afonso Dhlakama
O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, convidou a imprensa, na última sexta-feira, para falar dos 35 anos da conquista da Independência Nacional, que se celebra na próxima sexta-feira. Na sua alocução, Dhlakama disse que o partido Frelimo, que está no poder, “sujou este período, fruto do sacrifício e conquista de todo um povo”.

“Toda a gente abraçou a Independência por ter lutado por ela, e, com a saída dos colonos, os nacionalistas já se podiam afirmar, mas, surpreendentemente, o Governo da Frelimo veio a piorar a situação e em muito pouco tempo matou muitas pessoas, mais do que durante os quinhentos anos da colonização portuguesa”.

Dhlakama disse que “a Frelimo negou a democracia. Matou quem se arriscasse a pensar de maneira contrária à sua ideologia marxista-comunista. Quem pensasse de forma diferente era morto. Muitos moçambicanos foram fuzilados por serem acusados de anti-independência”.
O líder da “Perdiz” considera que houve muitos abusos, citando, a título de exemplo, o facto de “pessoas com a segunda classe serem colocadas como juízes e advogados por confiança partidária”.
“A Frelimo restringiu a circulação no país e despovoou o país levando pessoas para as aldeias comunais e campos de reeducação, com o pressuposto de criar um ‘homem novo’ através da introdução, neles, do pensamento da Frelimo”, sublinhou Dhlakama.
Segundo a análise que o líder do partido Renamo fez na sua residência, em Nampula, durante parte deste período a “economia era toda dirigida pelo Governo da Frelimo, sobretudo quando se deram as nacionalizações” e “o SNASP tinha o poder de odiar, perseguir, julgar e condenar à pena de morte, por discordar com os ideais do Governo da Frelimo, e até chegaram a chamboquear mulheres nas nádegas”.
Perseguição a régulos e a religiosos
O presidente da Renamo disse que o Governo da Frelimo perseguia os régulos, substituindo-os por grupos dinamizadores, alegando que os mesmos eram obra e instrumento do colonialismo.
Em relação às igrejas, Dhlakama disse que as mesmas tornaram-se sedes da Frelimo, e as pessoas foram impedidas de rezar, e “para lograr os seus intentos, foram introduzidos novos colonos, que eram os russos, que sugavam toda a riqueza de Moçambique”.
“A Frelimo fez muita barbaridade ao seu próprio povo. Não estou a favor do colonialismo e nunca estive, por isso a Renamo nasceu como produto da saturação do povo, e veja que, durante a guerra da democracia, 85% do país era dominado pela Renamo”, explicou o nosso entrevistado.
“Frelimo manchou a festa”
O líder do partido Renamo afirmou que “o povo queria uma democracia multipartidária e o Governo da Frelimo negava ao povo esta honra, por isso tudo isto manchou a festa dos trinta e cinco anos da Independência”; “foram trinta e cinco anos de fuzilamento, assassinato, opressão, abuso e desprezo de um povo maravilhoso”.
“Há pessoas que têm medo de dizer a verdade e eu falo com convicção como lutador pela democracia”, disse Dhlakama, para depois declarar que, “graças à luta da Renamo, muita coisa mudou, porque a Frelimo apenas queria o monopartidarismo”.
Mais adiante, Afonso Dhlakama disse que os investimentos que actualmente existem no país são fruto da luta da Renamo, porque a “Frelimo não admitia empresas privadas e quem ousasse criá-las era chamado capitalista e explorador do homem”, e “se há eleições multipartidárias, embora fraudulentas, é graças à Renamo”.
O presidente da Renamo acrescentou que “chega de falar de lutas e colocar-se como heróis. Quem é que não lutou? Quando se fala de lutas, fala-se dos filhos deste país que tombaram pela causa da pátria”.
“Se a Frelimo continuar, nada mudará”
Dhlakama disse que, “se a Frelimo continuar no poder, as coisas vão piorar. A Frelimo manteve-se no poder por fraude, sob protecção da Polícia”. O nosso interlocutor prometeu a continuidade da luta, mas de forma pacífica, sem recurso a armas, citando “guerras através da imprensa”.
“Guebuza deve demitir-se”
Mais uma vez, Afonso Dhlakama voltou à carga em relação à exigência da demissão do Presidente da República, Armando Guebuza.
“Guebuza deve demitir-se, porque já é demais. Foi muito criticado e até já cheguei a sentir pena dele. Por exemplo, quando faz a “presidência aberta”, é muito criticado por causa dos sete milhões que ele manda para os distritos, alegando que é para a redução da pobreza absoluta, quando é para revitalizar as bases da Frelimo”, disse.
Governo de Transição
Em relação aos sete milhões atribuídos aos distritos, Dhlakama entende que os mesmos devem ser entregues aos bancos e “não levar o nosso dinheiro e oferecer aos camaradas”, mas, para que tal aconteça, é necessário, na opinião de Dhlakama, que, antes de tudo, “seja criado um Governo de Transição que funcione por um período de dois anos, com vista a ser criada uma ordem política nacional”.
O segundo candidato mais votado nas últimas eleições presidenciais entende que “a política de governação da Frelimo traz luto, porque piora a pobreza absoluta”. “Quantas mulheres morrem nas maternidades por não terem cinquenta meticais para pagar a uma parteira, a fim de serem rapidamente atendidas?”, perguntou Dhlakama.
Para concluir, Dhlakama disse que sente pena dos académicos e intelectuais existentes no país, por não terem a coragem de lutar pela melhoria das condições de vida dos seus compatriotas. (Aunício da Silva)
CANALMOZ – 21.06.2010

No comments: