BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, April 17, 2010

Projecto turístico para Nacala-porto

Maputo, Sábado, 17 de Abril de 2010:: Notícias
UM projecto turístico, avaliado em 272 milhões de dólares norte/americanos, vai começar a ser implementado a partir do próximo mês na cidade Nacala-Porto, província de Nampula, devendo comportar um hotel de quatro estrelas, um centro de campismo e outro de prática de desportos náuticos, além de actividades visando elevar os níveis de qualidade de vida das populações circunvizinhas do empreendimento, no domínio da agricultura.

Dados disponíveis apontam que a implementação do projecto, de investidores sul-africanos, terá duração de cerca de dois anos, devendo cobrir uma área de 75 hectares, no bairro de Chivato, sobre a qual existe um plano visando a sua transformação numa vila turística, com todas as condições de acolhimento, sobretudo na fase de pico do turismo de praia.

Chivato é uma área reconhecida pelas suas belas praias, cujas ondas estimulam os surfistas à prática desta modalidade desportiva amadora. Nas águas que banham aquele bairro existem condições para a pesca desportiva, cuja prática será capitalizada segundo previsões dos proponentes do projecto turístico, no sentido de diversificar o laser.

De acordo com Mendes Tomo, director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas em Nacala, decorrem neste momento trabalhos visando a electrificação do bairro de Chivato, com a construção de uma linha de transporte de energia de média tensão, a partir do bairro de Quissimajulo.

Os residentes de Chivato são favoráveis à implementação da iniciativa e, segundo o acordo firmado durante o processo de auscultação pública recentemente realizado, as 223 famílias que serão transferidas das suas zonas de origem para dar espaço ao empreendimento devem ter emprego garantido na fase de execução de construção das infra-estruturas físicas.

Mendes Tomo referiu que o projecto tem a particularidade da sua implementação acompanhar o desenvolvimento do processo de conversão da base militar de Nacala-Porto em aeroporto civil de nível internacional, porquanto a conclusão deste empreendimento vai trazer mais turistas idos de vários pontos do mundo, em particular da Europa, América e Ásia.

Será priorizada a construção de “lodges”, seguidamente de infra-estruturas de apoio como sejam salas de conferências, abertura de arruamentos, campos desportivos e para concluir, o hotel.

Para indemnizar as 223 famílias estão garantidos 312 mil meticais desembolsados pelo proponente do projecto. O pagamento dos valores terá começado esta semana, num processo orientado pelas autoridades governamentais do distrito de Nacala.

17/04/2010 in Cooperação - ONGs, Economia - Transportes - Obras Públicas - Comunicações, Turismo - Parques Caça - Aviação | Permalink ShareThis

No comments: