O Millennium Challenge Account (MCA) Moçambique lançará quatro concursos públicos internacionais para obras de construção, reabilitação de estradas, barragens e sistemas de água e saneamento no centro e norte de Moçambique, estimados em 224 milhões de euros.
Há três anos, o governo norte-americano, através do Millennium Challenge Corporation, financiou em 507 milhões de dólares um programa de cinco anos de abastecimento de água e saneamento, reabilitação de estradas, melhoria do acesso seguro a terra, e aumento do rendimento dos agricultores através do controlo de doença letal do amarelecimento do coqueiro.
O programa abrange as províncias da Zambézia, centro, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, norte, e pretende reduzir a pobreza nestas províncias em 36,5 por cento e aumentar o rendimento das famílias em 30 por cento, além de reduzir a desnutrição das crianças com menos de cinco anos em 28 por cento até 2014.
Hoje, o MCA Moçambique realizou um seminário de divulgação dos concursos de obras aos empreiteiros interessados em participar em obras de construção e reabilitação de infraestruturas que serão lançados a partir deste mês.
Em breve, o executivo de Maputo vai lançar um concurso para a construção de 150 fontes de água, 100 dos quais para Nampula e as restantes para Cabo Delgado, garantiu Aiuba Cuereneia, ministro da Planificação e Desenvolvimento, entidade que tutela o MCA-Moçambique.
Ao nível de estradas vai igualmente lançar vários concursos públicos para restauração de 491 quilómetros de estadas na zona centro de Moçambique.
As autoridades moçambicanas, em parceria com o governo norte-americano, pretendem também construir e reabilitar fontanários para sistemas de abastecimento de água em zonas rurais do norte do país.
A apresentação hoje das directrizes para o concurso público visa permitir que os empreiteiros que operam no país “se preparem para concorrer em pé de igualdade com os estrangeiros”, disse o gestor do MCA-Moçambique Augusto Macie.
Também o ministro da Planificação e Desenvolvimento apelou aos empreiteiros nacionais para se aprontarem visando ter uma boa prestação nos concursos a serem lançados a partir do quarto trimestre de 2010.
“Fazemos este anúncio dos concursos com cerca de seis meses. A nossa acção é movida por um grande objectivo, que é proporcionar aos empreiteiros de construção civil tempo suficiente para se estruturarem em tudo que é necessário para terem uma boa prestação nos concursos”, disse Aiuba Cuereneia.
O Millennium Challenge Corporation é um programa de apoio a países pobres criado pelo antigo Presidente dos Estados Unidos George Bush. O MCA é o gestor do programa em Moçambique.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS – 19.04.2010
No comments:
Post a Comment