BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, April 20, 2010

Cooperação dos EUA lança concursos públicos de 224 milhões de euros

O Millennium Challenge Account (MCA) Moçambique lançará quatro concursos públicos internacionais para obras de construção, reabilitação de estradas, barragens e sistemas de água e saneamento no centro e norte de Moçambique, estimados em 224 milhões de euros.
Há três anos, o governo norte-americano, através do Millennium Challenge Corporation, financiou em 507 milhões de dólares um programa de cinco anos de abastecimento de água e saneamento, reabilitação de estradas, melhoria do acesso seguro a terra, e aumento do rendimento dos agricultores através do controlo de doença letal do amarelecimento do coqueiro.
O programa abrange as províncias da Zambézia, centro, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, norte, e pretende reduzir a pobreza nestas províncias em 36,5 por cento e aumentar o rendimento das famílias em 30 por cento, além de reduzir a desnutrição das crianças com menos de cinco anos em 28 por cento até 2014.


Hoje, o MCA Moçambique realizou um seminário de divulgação dos concursos de obras aos empreiteiros interessados em participar em obras de construção e reabilitação de infraestruturas que serão lançados a partir deste mês.
Em breve, o executivo de Maputo vai lançar um concurso para a construção de 150 fontes de água, 100 dos quais para Nampula e as restantes para Cabo Delgado, garantiu Aiuba Cuereneia, ministro da Planificação e Desenvolvimento, entidade que tutela o MCA-Moçambique.
Ao nível de estradas vai igualmente lançar vários concursos públicos para restauração de 491 quilómetros de estadas na zona centro de Moçambique.
As autoridades moçambicanas, em parceria com o governo norte-americano, pretendem também construir e reabilitar fontanários para sistemas de abastecimento de água em zonas rurais do norte do país.
A apresentação hoje das directrizes para o concurso público visa permitir que os empreiteiros que operam no país “se preparem para concorrer em pé de igualdade com os estrangeiros”, disse o gestor do MCA-Moçambique Augusto Macie.
Também o ministro da Planificação e Desenvolvimento apelou aos empreiteiros nacionais para se aprontarem visando ter uma boa prestação nos concursos a serem lançados a partir do quarto trimestre de 2010.
“Fazemos este anúncio dos concursos com cerca de seis meses. A nossa acção é movida por um grande objectivo, que é proporcionar aos empreiteiros de construção civil tempo suficiente para se estruturarem em tudo que é necessário para terem uma boa prestação nos concursos”, disse Aiuba Cuereneia.
O Millennium Challenge Corporation é um programa de apoio a países pobres criado pelo antigo Presidente dos Estados Unidos George Bush. O MCA é o gestor do programa em Moçambique.
NOTÍCIAS LUSÓFONAS – 19.04.2010

No comments: