BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, April 22, 2010

Moçambique no debate sobre cidadania na CPLP em Losboa

A CAPITAL portuguesa, Lisboa, acolhe hoje a III Edição dos Dias do Desenvolvimento, conferência a decorrer sob o lema “Cidadania na CPLP” (Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa).
Maputo, Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010:: Notícias
A conferência pretende assumir-se como um momento para a sensibilização da sociedade civil e opinião pública sobre as diversas dimensões que envolvem a questão da cidadania na CPLP, segundo o Secretariado Executivo da organização.

Apesar de ser uma das áreas com avanços substanciais, as dificuldades em conceder direitos políticos, económicos e sociais, cuja aplicação esteja em consonância com os actuais ordenamentos jurídicos nacionais são substanciais, porque cada um dos Estados-membro da CPLP também está integrado noutras organizações regionais e sub-regionais que impõem regras mais estritas.

Por exemplo, Portugal faz parte da União Europeia, Angola e Moçambique integram a SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral), o Brasil é membro do MERCOSUL (Mercado Comum Sul-Americano), Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe fazem parte da Comunidade Económica da África Ocidental.

Porém, o Grupo de Trabalho Alargado sobre Cidadania e Circulação no Espaço da CPLP tem-se reunido com uma base regular para analisar a cooperação entre os Estados-membro na área da cidadania e circulação no espaço da CPLP.

De acordo com o programa de trabalhos recebido na terça-feira pela AIM, em Lisboa, o tema sobre “Cidadania e Circulação no Espaço da CPLP” será apresentado por José Leitão, professor universitário e autor do “Estudo sobre Cidadania e Circulação no Espaço da CPLP”.

Os restantes temas, como é o caso do “Estatuto do Cidadão Lusófono em Cabo Verde” será apresentado pelo Director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Cabo Verde, Júlio Melício, enquanto que o referente aos “Desafios de Construção da Cidadania na CPLP” terá como orador o Director-Geral da CPLP, Helder Vaz Lopes.

Para além de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Principe a CPLP é igualmente integrada por Timor-Leste.

AIM

No comments: