BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Sunday, March 14, 2010

SERA'? MDM PARTDO DA BEIRA?



Caros leitores,
Mocambicanos e Mocambicanas
Sera que a eleicao do senhor Ismael Mussa para o cargo de Secretario Geral do MDM serve como confirmacao das declaracoes feitas anteriormente por varios Mocambicanos? Alguns Mocambicanos sairam cedo classificaram o MDM como sendo um partido tipicamente da Beira. Infelizmente essas classificacoes podem estar a se confirmarem pois no dia 14/03/2010 o MDM ja elegeu o seu secretario Gerla que e’ o Imael Mussa, o homem da Beira. Sim, O Ismael e’ da Beira assim os lugares chaves na direccao do MDM sao chefiados pelos beirenses. Sabe-se muito bem que Mocambique nao e’ uma cidade e nao tem nenhum estatuto de cidade . Mocambique e’ um pais com uma superficie total de 799,390 Km² do rio Rovuma ate ao Maputo e cada ponto da sua parcela tem quadros formados e bem qualificados politicamente.
A pergunta que surge nas nossas cabecas e’: Porque e’ que na direccao maxima do MDM nao tem pessoas do sul e do norte de Mocambique? Deviz Simango (Beira), Lutero Simango (Beira), Ismael Mussa (Beira) Pernabe Nkomo (Beira). Estavamos a espera que pelo menos a Maria Moreno podia mudar a situacao, mas o MDM nao fez isso. E’ muito lamentavel.
Assim, como a Frelimo, o MDM tem se manifestando regionalista na divisao das suas pastas governativas internas. A maioria dos dirigentes do MDM sao da Beira inclusive o Presidente, o seu irmao Lutero e agora o seu Secretario Geral. Sera’ que os que referiam o MDM ser um partido da Beira mentiram? Talvez nao mentiram. Apenas nos outros apressamos de acreditar no MDM e outros apressaram de descobrir oque de facto o MDM e’ e continuara’ a ser. Ora , veremos!
O MDM sempre expressou ideias de inclusao mas desta vez em Quelimane nao apresentou nenhuma postura e natureza de ser um partido inclusive. Se o MDM manifesta assim como a Frelimo no inicio da sua formacao, isto deixa-nos bem convencidos que nao podemos abandonar a RENAMO como partido da Oposicao mais forte em Mocambique. Isso porque a RENAMO ate aqui ja demonstrou ser um partido democratico pois muitos partidos se formaram como filhos da Renamo e a sua direccao maxima esta’ deversificada regionalmente e a pouco tempo implementou a eleicao do seu delegado na cidade de Maputo o exemplo que sera seguido pelas outras provincias.
Bem, o que o MDM fez podera’ ajudar a RENAMO a resdobrar e restrategiar a sua politica para proximas campanhas.
Muitos pensavam que estes partidos ( PDD, MDM) eram alternativos para uma democracia em Mocambique, mas cada vez mais descobrimos que sao apenas partidos que nascem para defender os seus interesses regionais, nao nacionais apesar se acharem nacionais apenas para obter um reforco do Norte e Sul do Pais.
O MDM falhou e perdeu a oportunidade de demonstrar a sua regida democracia. O MDM se confirmou como um partido da Beira ao eleger o Sr. Mussa como o seu Secretario Geral. Mas de quem sera’ o prejuizo? O prejuizo sera’do MDM que falhou de capitalizar a oportunidade , pois ao deixar Maria Moreno a ex-Chefe da bancada da Renamo e natural do norte do pais foi uma grande falha politica estrategicamente tida.
Agora, a Frelimo vai tentar usar esta falha do MDM para demonstrar a sua capacidade enganadora elegendo e nomeando individuos alternados regionalmente. Entretanto o maior benefiante da falha do MDM sera’ a RENAMO caso ela possa saber capitalizar politicamente. A RENAMO ja comecou ja eleger os seus delegados e tambem tem sua equipa composta la em cima por Ndaws, Macuas Rongas e tudo mais, isso pode fazer com que o povo repare e considere a Renamo ser um partido democratic e inclusive no pais. Alem disso, ate aui a Renamo ja esta apreparar selenciosamente o substitudo do Dhlakama nos proximos pleitos eleitorais. O MDM perdeu a oportunidade e a Renamo continuara como um grande partido da Oposicao em Mocambique.
Para tal, agora podemos confirmer que o MDM esta nas maos de um punhado de gente da Beira pois seguem um retime de nomecao da conterraniedade na sua dirrecao nacional. Duvida-se se de facto este partido e’ o que diz que e’, ou um partido que apenas esta formado de politicos que se fazem ser democratas com interesses de ganharem o que perderam. Um partido apenas de ambiciosas regionalistas com interesse de seguirem os mesmos exemplos.
Mas uma coisa e’ certa! Apartir da nomecao do Mussa , a Renamo surge mais uma vez como um partido verdadeiro democratic e inclusive em Mocambique.
Bem Haja MDM.

No comments: