BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, March 15, 2010

Construção do Estádio Nacional termina dentro de 150 dias




Orçado em 58.8 milhões de dólares americanos

O Estádio Nacional, a maior infra-estrutura desportiva construída no país após a independência (1975), será entregue dentro de 150 dias (em Agosto), conforme a previsão do empreiteiro chinês que está a executar as obras do gigantesco complexo desportivo, escreve a AIM.


Contudo, os cinco meses adiantados pelo empreiteiro da obra são referentes ao termo da parte técnica, ou seja, à finalização dos trabalhos de construção, porque, de seguida, começa a vistoria que será concluída em Dezembro, dependendo da margem de irregularidades na empreitada.

A garantia foi dada ao ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, durante a sua primeira visita ao local onde está a ser edificado o majestoso complexo desportivo, no bairro do Zimpeto, arredores da capital moçambicana, Maputo, orçado em 58.8 milhões de dólares americanos e que albergará 42 mil espectadores.

Caetano, que visitou a obra na qualidade de titular do pelouro, disse estar satisfeito com os excelentes níveis de execução, o que permitirá a sua conclusão dentro dos 150 dias.

“A impressão com que ficamos é de que o ritmo das obras é bom e, segundo informações que nos foram dadas, temos 150 dias para receber o Estádio Nacional completamente construído”, disse o ministro.

As obras de construção do Estádio Nacional, iniciadas em Novembro de 2008, já foram executadas em 65 por cento, tendo, desta feita, sido concluída toda a estrutura em betão armado, finalizado o sistema de climatização, betonagem das caixas de pavimentação e outros avanços.

Não obstante os progressos assinaláveis até aqui concretizados, o ministro contestou energicamente a execução da obra com recurso a materiais de baixa qualidade, tendo, na ocasião, exigido a interrupção imediata do seu uso como forma de salvaguardar o preconizado no projecto.

Caetano apontou, a título de exemplo, que o empreiteiro da obra está a colocar aros feitos de madeira de pinho, facto inaceitável porque o país dispõe de outra matéria-prima de excelente qualidade e, acima de tudo, consistente e resistente.

O ministro contestou igualmente o facto da construção do parque de estacionamento estar a ser feito manualmente e a mistura do saibro com cimento não ser homogénea, para além de que a própria base não tem a espessura especificada no projecto que devia, em princípio, ser de 10 centímetros, mas que tem menos.

“Estivemos a conversar com a direcção da obra, neste caso, da parte chinesa, e chegamos a conclusão de que eles devem rectificar. Mas o que nos preocupa é que desde que receberam a nossa notificação, na quarta-feira, para rectificarem tanto os aros como as misturas manuais, ainda não pararam”, explicou o ministro.

Todavia, Caetano disse ter recebido garantias, da parte chinesa, de que iriam interromper a acção errada.

“O Estado moçambicano, dono da obra, tem interesse na qualidade. Então, cada passo que o empreiteiro vai dando, trabalhamos com os nossos colegas do Laboratório de Engenharia e eles vêm frequentemente aqui a fim de colher amostras e fazer as respectivas análises”, disse o ministro.

O importante é que todos estão a trabalhar e o Estado quer uma obra de qualidade porque, segundo o titular da pasta da Juventude e Desportos, a obra tem de servir também a futuras gerações.

“O nosso interesse é continuar a insistir com o empreiteiro e a direcção da obra, do lado chinês, para que a mesma (obra) tenha a qualidade que nós queremos”, sublinhou Caetano.

Na visita, o ministro fez-se acompanhar pelos directores provinciais da Juventude e Desportos, e contou com a presença especial do comandante-geral da Polícia (PRM), Jorge Khalau.


Coment�rios

No comments: