BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, March 13, 2010

Arranca este sábado Conselho Nacional do MDM


Daviz Simango, presidente do MDM

Visando a indicação do SG e da Comissão Política

Estima-se que o evento vai consumir pouco mais de 600 mil meticais, para garantir despesas logísticas - alimentação e acomodação dos membros durante três dias.
Arranca amanhã, em Quelimane, a sessão ordinária do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Trata-se de um evento que vai culminar com nomeação da nova comissão política nacional e do Secretariado Geral.

Com efeito, são esperados hoje, na cidade de Quelimane, pouco mais de 100 membros do MDM, dentre os quais 40 membros simples e 60 do Conselho Nacional, oriundos de todo o país.

Membros por província
A participação dos membros do “Galo” nesta cerimónia vai obedecer a uma certa proporcionalidade e representabilidade de todas as províncias do país. Por exemplo, das províncias da Zambézia, Sofala e Nampula, vão participar 10 membros cada; da província de Manica serão cinco; e, finalmente, das províncias de Tete, Cabo Delgado, Niassa, Inhambane, Gaza, província e cidade de Maputo participam quatro representantes cada.

Logística do conselho
Para garantir a capacidade logística, desde transporte, alimentação e alojamento, o partido vai investir pouco mais de 600 mil meticais, conforme nos revelou o presidente da mesa do Conselho Nacional, Chico José, que falava a este matutino na tarde de ontem, em Quelimane.

Por outro lado, uma fonte do partido revelou que Daviz Simango tem um total de quatro nomes na sua lista para o cargo de secretário-geral, sendo que destes deverá apurar-se apenas um, que depois será submetido à aprovação pelos membros do MDM.

Os referidos candidatos ao cargo são Ismael Mussá, Bernabé Lucas Nkomo, João Colaço e Maria Moreno. Alguns membros do partido já adiantam a possibilidade de Moreno vir a conseguir o cargo, devido à experiência política acumulada, aliada à tendência de promoção do género nos cargos de relevo.

As razões da escolha de Zambézia para a realização do Conselho Nacional relacionam-se com a necessidade de se tornar aquela província um epicentro das atenções políticas em Moçambique.

MDM culpa governo pelo atraso no apoio ao orçamento
O Movimento Democrático de Moçambique culpa o governo pelo atraso no desembolso de fundos destinados ao financiamento do Orçamento do Estado (OE) pelos doadores. De acordo com Lutero Simango, tal facto deve-se à arrogância do executivo de Armando Guebuza em satisfazer as exigências dos doadores, no que diz respeito aos problemas de transparência na gestão dos fundos que provêm dos impostos dos cidadãos dos seus países.

No entender de Simango, o que está a faltar para um bom relacionamento entre o país e os parceiros internacionais que apoiam a agenda nacional de desenvolvimento é o respeito pelos princípios democráticos, a despartidarização do Estado, sobretudo uma acção enérgica no combate à corrupção. “O estado moçambicano manteve-se indiferente perante as nossas queixas resultantes dos ilícitos eleitorais. Um dos princípios democráticos é a inclusão, mas nós (MDM) fomos simplesmente excluídos da corrida eleitoral, num processo pouco claro”, recordou Lutero Simango.

Simango levantou ainda a necessidade de uma revisão urgente do pacote eleitoral, fortificação das instituições eleitorais e indicação dos membros dos órgãos eleitorais com base em competências e não na filiação partidária.


Source: O Pais Online

No comments: