BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, March 3, 2010

Portugal vai reforçar relações na banca, energias renováveis e linhas de crédito em Moçambique



O primeiro-ministro de Portugal salientou hoje na sua visita oficial a Moçambique o grande esforço que Portugal está a fazer na vertente económica.

José Sócrates referiu três acordos que, em princípio, irão permitir a Portugal reforçar a sua presença na economia moçambicana: a criação do banco luso-moçambicano, o aumento para 400 milhões de euros da linha de crédito concessionada para Moçambique e os projectos de cooperação no âmbito das energias renováveis.

O presidente moçambicano, Armando Guebuza, acrescentou ter "a consciência de que a aposta portuguesa está a fazer a diferença" e apelou aos empresários portugueses "para se empenharem ainda mais" e assim "criar bases sólidas de cooperação não só na área económica mas também noutras".

Isso mesmo deu conta José Sócrates, que salientou que "pela primeira vez se cria um banco luso-moçambicano numa parceria entre a Caixa Geral de Depósitos e o Tesouro moçambicano, juntando forças para financiar os projectos estruturais para o desenvolvimento de Moçambique".



O primeiro-ministro português ressaltou também o aumento da linha de crédito de 200 para 400 milhões de euros, acrescentando que "em qualquer momento estamos disponíveis para ir mais além para financiar projectos importantes para Moçambique e para as empresas portuguesas".

Por fim José Sócrates afirmou que quer aproveitar o desenvolvimento tecnológico nas energias renováveis e colocá-lo ao serviço de Moçambique: "fabricamos aerogeradores, torres eólicas, painéis solares, etc., e queremos partilhar com Moçambique estas tecnologias".

Anunciou também que Portugal vai "iniciar pequenos projectos, como por exemplo a construção de pequenas centrais fotovoltaicas para abastecimento de hospitais, escolas, e algumas aldeias".

O primeiro-ministro de Portugal iniciou hoje uma visita a Moçambique, que durará até sexta-feira, e foi recebido de manhã pelo Presidente de Moçambique Armando Guebuza.
Após as reuniões ministeriais entre os dois governos o presidente Armando Guebuza e o chefe de Governo luso dirigiram-se para o monumento aos heróis de Moçambique, onde José Sócrates depôs uma coroa de flores.

Mais tarde José Sócrates foi recebido na Assembleia da República, onde se reuniu com os partidos com assento parlamentar.

LUSA - 03.03.2010

No comments: