BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, March 5, 2010

Gilberto Chirindza apresenta-se como salvador da Renamo

Candidato a delegado da Renamo na cidade de Maputo

“Se alguém da Renamo é visto parado com um membro do MDM ou da Frelimo, é problema no seio do nosso partido. Com as deserções que estão a abalar a Renamo, já não há confiança entre as pessoas. A minha candidatura assenta na auto-estima e resgate dos valores da Renamo” – Gilberto Chirindza, candidato a delegado da Renamo na cidade de Maputo

O candidato a delegado da Renamo, na cidade de Maputo, Gilberto Chirindza, apresenta-se como salvador do partido Renamo, que, segundo as suas palavras, neste momento, está a passar por uma crise de identidade, sendo por isso a sua candidatura para devolver os valores e a auto-estima ao maior partido da oposição no país.

Chirindza, no passado recente, no partido Renamo, foi director da campanha eleitoral de Eduardo Namburete para a presidência do município de Maputo, e notabilizou-se ainda mais na campanha eleitoral para as eleições gerais, na cidade de Maputo. Chirindza traça um quadro negro do partido de Afonso Dhlakama e diz-se preocupado com o cenário por ele descrito.

O candidato a delegado, nas eleições internas que decorrem no próximo sábado, fala de “intrigas, fofocas, deserções e desconfianças desde o período que antecedeu as eleições gerais do ano passado”.

Se for eleito nas eleições de amanhã, irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para resgatar a auto-estima e os valores do partido Renamo, que se estão a desmoronar – diz ele.

“De hoje em diante vamos trabalhar com as bases, nos bairros, criar estruturas funcionais e executivas, eliminar fofocas. Queremos criar um ambiente são na Renamo, porque, neste momento, se alguém é visto com um membro do MDM ou da Frelimo é um problema”, disse, sublinhando que “com a onda de deserções que estão abalar a Renamo já não há confiança nas pessoas”.

Disse, por exemplo, que, a nível da cidade de Maputo, a Renamo perdeu dois deputados, sendo um na Assembleia da República e outro na Assembleia Municipal. “Na Assembleia Municipal tínhamos oito e ficámos com sete, e na Assembleia da República tínhamos dois e ficámos com um”, disse, assegurando que na cidade vai-se lutar duramente, nos próximos tempos, para recuperar estes lugares.

Indicou que o slogan por si adoptado – “A Renamo em primeiro! Moral, actividades e sucessos” – inspira-se na situação actual em que se encontra a Renamo, na cidade de Maputo.

Afirmou que, nos planos imediatos da sua candidatura, consta a reestruturação da comissão política da cidade. Pretende também equipar de meios humanos e materiais a delegação da cidade, proceder ao estudo e reformulação da distribuição de fundos aos distritos, e fazer a revisão do fundo de funcionamento, adequando-o à realidade actual.

“Alguns membros da “Perdiz” andam desmoralizados devido aos resultados eleitorais e às deserções, e a nossa luta é recuperar”, reafirmou.

Chirindza disse que estas eleições estão revestidas de uma grande importância, visto que é a primeira vez, na história do partido Renamo, que um delegado da cidade passa por uma eleição interna, diferentemente do que vinha acontecendo antes, como foram os casos da eleição de Felisberto Objana (que se passou para a Frelimo, em 2004),

“Desde os Acordos Gerais de Paz, nunca se havia realizado eleições internas. O que existia era uma indicação da pessoa pelo presidente do partido”, disse, afirmando que, a partir deste momento, a cidade de Maputo passa a ser dirigida por delegados eleitos, acto que se deverá ser seguido também nas províncias.

A Renamo está, neste momento, sem delegado na cidade de Maputo, sendo dirigida interinamente por uma comissão liderado por Fernando Mazanga, nomeado numa reunião realizada no dia 13 de Fevereiro.

Os outros candidatos a delegado da Renamo na cidade de Maputo são Alberto Maxaieie, Arlindo Bila, Jaime Gingador e Tomás Félix. (Fenias Zualo)

CANALMOZ – 05.03.2010

No comments: