BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, February 11, 2010

HA' NECESSIDADA DE PARTIDO POLITICO NO NORTE DE MOCAMBIQUE?

Antes porem gostaria de lancar uma pergunta para todo povo Mocambicano e muito em particular aqueles que se acham serem provenientes do norte de Mocambique; Makuas, Makondes,Nhanjas, Jawas Suahilis, Cotis, Lomues, Machiwabos e outros:

A pergunta e': Sera' que ha' necessidade de formar um partido politico chefiado pelas pessoas do norte?

A curiosidade que me motiva a fazer esta pergunta, vem sempre rotando no fundo do meu coracao desde a muito tempo, sobretudo tenho me conformado com uma resposta interna, que me convence ser muito verdadedaira. Sempre achei ser um acto de tribalismo formar um partido politico baseado e chefiado apenas por pessoas duma determinada regiao de Mocambique, porque de outro lado o pais assim ficaria total mente dividido por um sistema de politicas do tribalismo politicamente.

Entretanto, outros Mocambicanos praticam este tipo de politica. Alias e' um acto da hearanca politica de Mocambique que comecou ja a um bom tempo desde a fundacao do partido Frelimo em Ghana e o mesmo depois de sofre uma crise interna e ter sido apoderado por um punhado de pessoas do sul do pais.

Por isso, ate hoje em dia a realidade e' simples, pessoas do sul se inclinam e apoiam apenas a Frelimo porque acham que o partido Frelimo e' um partido do sul e que expande os poderes persuidivos para gente do centro e norte do pais. E de outro lado, a Renamo e MDM recentimente formado sao considerados partidos do centro pelos seus seguidores pela maneira como eles apresentam suas estruturas de chefias e mesmo que nao falem abertamente.

Renamo e MDM tambem se colocam como partidos do centro do pais e com poderes persuidivos para norte e sul, e o povo do centro do pais tem mais tendencia de apoiar estes dois partidos. Acredita-se que se a justica eleitoral fosse verificada durante as eleicoes em Mocambique, a Frelimo nunca ganharia nenhum voto no centro do pais.

Bem este acto, de formar partidos politicos pertencentes a certas regioes do pais tem sido a pratica dos partidos ja formados como a Frelimo, Renamo e recentemente o MDM. Os filhos seguem os pai pois os pais nunca mudam.

Nao sei explicar os porques, mas ate aqui, contando apartir da data depois da independencia obtida em 1975, nunca existiu alquem que seja oriundo do norte do pais com grandes ambicoes ou a ideas solidas de fundar um partido que possa ser visto e considerado do norte do pais. Porque? Sera' que os nortenhos sao muito passivos, nao politicos? Sera' que nao existem quadros academicamente formados naturais do norte do pais? Sera' que os nortenhos sao timidos?

Nao, nao precisamento tudo isso, a verdade e' que o povo do norte e' um povo muito amigavel e simples sem grandes envergaduras de ambicoes de poderes politicos, mas o tempo dira quando a essa tolerancia.

Com o MDM recentemente formado no centro, cujo alguns dos seus membros oriundos do centro do pais clamam de este partido ser do Centro e precisamente da Beira, faz com que o povo do norte; Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambezia possa fazer perguntas politicas.

Sera' que vamos ficar assim sem um partido politico que possa balancar este Mocambique? Sera' que sucederemos caso tentassemos formar um partido politico? Mas o tempo respondera' estas perguntas pois nos ja estamos agora acordados e prontos para assistir oque acontecera'.

A verdade e' que a formacao dum partido baseado no norte do Pais e dirigido por pessoas do norte constituiria o estableciento dum Tribalismo total em Mocambique e implicaria um golpe nas cabecas daqueles que pensam que o partido Frelimo e' do sul e Renamo/MDM do centro, pois a maioria do eleitorado Mocambicano localiza-se no norte de Mocambique. Isso e' veritico! o povo do norte de Mocambique e' a maioia em Mocambique sem grandes ambicoes politicas.

Seria bom manter um Mocambique para todos, partidos pertencentes a todos Mocambicanos independetimentes de onde foram fundados, contudo os que diregem esses partidos nao ministram assim. Eles abertamente demonstram que este partido e' do sul ou do centro, nomeando pessoas da sua tribo nos seus partidos. Com tempo veremos como povo do norte reagira' a esta situacao e espero que mantenha a sua firmesa de passividade e procurando penetrar nas arenas politicas sem nenhuma descriminacao regional. Oh sim, o povo do norte e' muito democartico, ele trabalha com os Ndaus, Marongas, Senas, Matchanganis,e muitos atraves dos partidos neles formados, porque o povo do norte de Mocambique, ouviu, escutou e quardou a ideologia do termo da UNIDADE NACIONAL introduzido pelo seu arquitecto Dr. Mondlane.

Porem, um dia os nortenhos se manifestarao fortimente contra os tribalistas que usam partidos para exibirem os seus actos de tribalismo, e talvez um dia um partido vai nascer no norte para equilibrar o tribalismo.

Paz

No comments: