BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, February 8, 2010

PAUNDE, FRELIMO E A RESISTENCIA DE MUDANCA

Venho me ocupar neste espaco e precisamente neste blog para poder expressar os meus sentimentos e opiniao sobre o reinstalamento das ditas celulas do Partido Frelimo nos sectores publicos em Mocambique.Entretanto Tomei esta iniciativa depois de ter lido dois artigos nomeadamente "Paúnde diz que a Frelimo criará mais células nas instituições públicas " publicado no dia 5/2/2010 e "O Dilema de Paunde" publicado no jornal CanalMoz no dia 8/2/2010 respectivamente.

O que esta acontecendo com a Frelimo e' uma manifestacao de resistencia a mudancas politica, economica e social em Mocambique, pois a Frelimo se apresenta cada vez mais como um partido injusto nas suas accoes. Nao haveria necessidade de implantar celulas partidarias nos sectores publicos se a Frelimo fosse verdadeiramente um partido justo e democratico.

A razao que leva a Frelimo aplicar esta medida e' que o partido nao e' democratico e apenas sobrevive na base de manobras politicas dedicadas a manipulacao de cerebros mal informados e mentalmente colonizados pela ideologia paroquial Frelimo.

Como sempre mencionei em muitas ocasioes que a Frelimo controla e sempre controlou psicologicamente as mentes dos funcionarios publicos em Mocambique, nomeadamente , professores, infermeiros e os outros afectos em varios sectores publicos cujos pensam que trabalhar numsector publico e' o sinonimo de ser membro do Partido Frelimo e a condicao de manter o seu trabalho e assim ter o pao de cada dia. Isto nao e' verdade, pois o sector publico nao pertence a Renamo, Frelimo ou MDM, contudo a Frelimo sempre quiz fazer sector publico de um lugar de partido unico(Frelimo) e isso esta errado.
Porem, o tempo ja chegou, onde existe espaco e possibilidades de mudancas politicas, economicas e socias , mas a Frelimo continua a inda com medo de mudancas e eu chamo isso de "RESISTENCIA A MUDANCA". Resistencia a Mudanca e' um virus muito perigoso e que sem ser bem analizado e combatido podera' conduzir Mocambique a uma era muito dificil.

Eu espero que a Frelimoe e o seu secretario e os seus membros dirigentes saibam destinguir entre o termo publico e partidario. Antes porem gostaria claramente de deixar aqui uma clarificacao sobre a diferenca entre os duas areas, Partido e agencia publica.

1-Quando se fala de sector publico or agencia publica, trata-se de uma organizacao publica que pode ser uma agencia como por exemplo uma delegacao da policia, uma escola e outros sectores onde todos cidadaos Mocambicanos independentimente da sua filiacao partidaria tem direito de trabalhar e serem servidos de acaodo as normalidades da constituicao.Em outras palavras, o sector publico pertence ao povo mas gerido pela uma agencia do governo escolhido pelo esse mesmo povo. Dai, sendo o poder do povo, o governo eleito no poder de um determinado partido nao se apropria do sector publico para suas actividades partidarias , pois estaria a violar os poderes e direitos dos cidadaos de todas origens politicas que e' o dono do sector.

2-Partido ou Celula de partido- e' uma filiacao partidaria formada vuluntariamente por um groupo de cidadaos com um determinado interesse politico, dai partido torna uma coisa diferente de sector publico, porque nao inclue a todos cidadaos e apenas alguns, pois esses sao voluntarios que acreditam numa determinada ideologia. Por isso Nao se recomenda instalacao de partidos politicos dentro duma organizacao publica a nao ser que essa organicaoa seja de caracter de coligacao e que fique localizada fora do sector publico.

Simplificando e carificando traicionalmente fica:

Publico= Pertence a todos e nada de partido consta-( Neutral)

Partido= Uma Filiacao politica de pessoas com um determinado interesse (ideologia)

RECOMENDACOES: PUBLICO= para todos e sem intervencao de partidos politico. Sao lugares pulicos de agencias publicas governamentais tais como escola, hospital, policia, empresa publica. Essas agencias devem sempre ser livres de intervencoes politicas , pois essas agencias pertencem a todos cidadaos sem descriminacao nenhuma.

Partido: Os partidos e suas celulas devem funcionar fora de sectores publicos e integracao dos cidadaos nesses partidos ou celulas deve ser de caracter voluntario , nao de caracter obrigatorio.

Paz:

Raul Novinte
Tecnico Superior de Administracao Publica e de Empresas
PAD,MBA

No comments: