BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, January 7, 2010

RELACOES INTERGOVERNAMENTAIS EM MOCAMBIQUE

O falar de Relacoes Intergovernamentais e' falar de descentralizacao e centralizacao do poder politico e administrativo, o que constitue quase pecado ou o mais medo que o governo Mocambicano e seu elengo engara. O problema nao e' saber ou nao, mas sim medo de mudar o estilo de ser. O governo Mocambicano da Frelimo ainda continua com o seu medo de descentralizaco dos governos.

O Relacionamento entre os governos nacional, provincial e local cotinua a ser palco de impedimentos de tomada de decisoes adequadas por falta duma atitude de centralizacao de poderes entre esses governos.A Frelimo e o seu governo defende e sempre defendeu a concentracao de poderes Administrativos e ceremonias ao nivel nacional. O governo nacional, o Presidente e o seu executivo incluindo os ministros quase fazem tudo ate na aldeia. Concordo com o Mouzinho de Albuquerque quando diz todas ceremonias de inauguracao de eventos sao todas controladas e oficializadas pelo governo Nacional.


O Presidente da Republica por example , quase chega de inagurar novos mercados e outras infrastructuras, que ate' poderiam ser orientados pelo etil da cidade. Qual sera' a funcao do Mayor (Perfeito, Presidente do Municipio).


Porque tudo tem que ser direccionado pelo governo nacional? Porque e' nao libertam os poderes e tracar linhas de relacoes entre os niveis de governos existenes em Mocambique. A falta de boas relacoes intergovernamentais em Mocambique dificulda a execucao de muitas actividades porque porque os poderes sao centralizados de maneira que impede a dos evolucao governos provincias e locais.

Vermos ver agora, com introducao das Assembleias Provincias oque acontecera.Esperamos ver uma AP independente que defende os direitos dos eleitores na provincia. Foram eleitos pelo povo nao pela Frelimo.

Pressume-se que por nao ser uma coisa verdadeira por causa de medo de mudanca que A frelimo tem demosntrado elas (AP) funcionarao com as ordens do governo central. As APs deveriam ser capaz de participarem em todos aspectos de aprovacao e reprovacao de planos estrategias incluindo orcamentos do governo Provincial. Nos estamos ancisos e queremos ver!!

Outra coisa esperamos que a Frelimo possa vir ser capaz de vir com uma lei sobre a eleicao de governadores nas provincias para que os mesmos sejam eleitos pelo povo nao escolhidos pelo Presidente. Se o poder pertence ao povo entao deixe o povo decidir.

Mocambique Precisa governadores eleitos e independentes nos seus actos de governacao deste que nao entrem em contradicao com as leis do governo nacional. Entretanto as leis que agora vigoram em Mocambique sao de caracter de impedimentos de poderes e exploracao do povo.

Deixem o povo lirve e aprandam governar um povo live e que sabe escolher a quem quer o governar.

Paz

No comments: