BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, January 6, 2010

Oposição critica casamento poligâmico de Jacob Zuma




Quarta, 06 Janeiro 2010 10:13 Redacção .O líder do Partido Cristão Democrático da África do Sul, o reverendo Theunis Botha, descreveu o casamento tradicional do presidente Jacob Zuma como um “passo gigantesco de retorno às idades obscuras”. Zuma casou-se com a quinta esposa, Thobeka Madiba, na tarde da última segunda-feira numa cerimónia tradicional presenciada por figuras proeminentes e muitos órgãos de informação.

“Trata-se das mesmas tradições ancestrais que no passado mergulharam o continente africano nas superstições e na pobreza, não se trata do colonialismo tal como muitos pensam” rematou o reverendo Theunis Botha.

Segundo ele, cabe às igrejas falar de práticas de adoração de ancestrais dado que quando se trata de partidos políticos a fazer perante o silêncio das igrejas, poderão ser conotados como racistas ou anti-negros.

Fora Thobeka Madiba, as outras esposas de Zuma são Sizakele Khumalo, com quem se casou em 1973 e Nompumelelo MaNtuli-Zuma, em 2007. Antes, o presidente sul-africano esteve casado com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Nkosazana Dlamini-Zuma, tendo se divorciado em 1998, e Kate Mantsho Zuma, que se suicidou em 2000.

MAIS UMA NOS PLANOS

Fala-se que o presidente sul-africano ainda tem em vista Gloria Bongi Ngema, de Durban, e cuja família ofereceu presentes à Zuma em finais de Dezembro passado.

O Umbondo, presente oferecido à família de Zuma, constitui a última cerimónia tradicional zulu antes do casamento, e alega-se que a mesma foi feita após o pagamento do lobolo. Entretanto ainda não se sabe quando é que Zuma e Ngema irão celebrar a sua união matrimonial.

Actualmente, o presidente sul-africano tem 18 filhos, dos quais 3 fê-los com Thobeka Madiba, com quem se casou esta segunda-feira.

No comments: