Wednesday, January 6, 2010
Oposição critica casamento poligâmico de Jacob Zuma
Quarta, 06 Janeiro 2010 10:13 Redacção .O líder do Partido Cristão Democrático da África do Sul, o reverendo Theunis Botha, descreveu o casamento tradicional do presidente Jacob Zuma como um “passo gigantesco de retorno às idades obscuras”. Zuma casou-se com a quinta esposa, Thobeka Madiba, na tarde da última segunda-feira numa cerimónia tradicional presenciada por figuras proeminentes e muitos órgãos de informação.
“Trata-se das mesmas tradições ancestrais que no passado mergulharam o continente africano nas superstições e na pobreza, não se trata do colonialismo tal como muitos pensam” rematou o reverendo Theunis Botha.
Segundo ele, cabe às igrejas falar de práticas de adoração de ancestrais dado que quando se trata de partidos políticos a fazer perante o silêncio das igrejas, poderão ser conotados como racistas ou anti-negros.
Fora Thobeka Madiba, as outras esposas de Zuma são Sizakele Khumalo, com quem se casou em 1973 e Nompumelelo MaNtuli-Zuma, em 2007. Antes, o presidente sul-africano esteve casado com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Nkosazana Dlamini-Zuma, tendo se divorciado em 1998, e Kate Mantsho Zuma, que se suicidou em 2000.
MAIS UMA NOS PLANOS
Fala-se que o presidente sul-africano ainda tem em vista Gloria Bongi Ngema, de Durban, e cuja família ofereceu presentes à Zuma em finais de Dezembro passado.
O Umbondo, presente oferecido à família de Zuma, constitui a última cerimónia tradicional zulu antes do casamento, e alega-se que a mesma foi feita após o pagamento do lobolo. Entretanto ainda não se sabe quando é que Zuma e Ngema irão celebrar a sua união matrimonial.
Actualmente, o presidente sul-africano tem 18 filhos, dos quais 3 fê-los com Thobeka Madiba, com quem se casou esta segunda-feira.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment