BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, January 8, 2010

O dia em que o mundo estará de olho na magia Negra


CAN-2010 Arranca no domingo a maior competição futebolística do continente africano.

Apenas seis das 16 selecções têm treinadores locais, nomeadamente, Rabah Saadane (Argélia),Hassan Shehata (Egipto), Kinnah Phiri (Malawi), Shaibu Amodu (Nigéria) e Faouzi Benzarti (Tunísia). O nigeriano Stephen Keshi treina o Mali, sendo o único técnico africano a orientar uma selecção de outra nacionalidade. Os restantes 10 treinadores são estrangeiros, cinco dos quais franceses.

Arranca este domingo o Campeonato Africano das Nações (CAN- 2010), em Angola. Trata-se da 27ª edição da maior prova futebolística do continente africano. Vão evoluir, durante 21 dias, 16 selecções nacionais, movimentando 368 jogadores que actuam em diversos campeonatos mundiais. Desses jogadores (368) convocados para este campeonato, 208 jogam em 28 campeonatos europeus. A França, com 67 jogadores, é claramente o principal destino da emigração dos africanos, seguindo-se a Inglaterra (26), Alemanha (21), Espanha (12) e Portugal (9), com mais um atleta do que Itália (8).

Os campeonatos de Israel, Rússia e Turquia contam com sete africanos, Holanda e Suíça (6), Chipre e Roménia (4), Bélgica, Escócia, Moldávia e Suécia (3) e Noruega (2), enquanto Azerbeijão, Arménia, Áustria, Bulgária, Grécia, Hungria, Macedónia, República da Irlanda, República Checa e Ucrânia têm apenas um representante.

Entre as selecções, destaque para os Camarões e Nigéria em que a totalidade dos convocados alinha na Europa, enquanto na Costa do Marfim apenas um atleta compete em casa.

Do lado oposto estão Egipto e Malawi com apenas dois emigrantes, enquanto Moçambique tem quatro, Tunísia seis, Zâmbia sete, e Angola oito.

No comments: