BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, December 18, 2009

Dhlakama reúne com partidos extra-parlamentares

Em alguns círculos de opinião comenta-se que a Renamo e os extra-parlamentares querem tomar o poder à força

O líder do partido Renamo, Afonso Dhlakama, reuniu, com representantes de cinco partidos da oposição que não têm representação parlamentar, na tarde de ontem, quinta-feira, na cidade de Nampula. Na agenda constou a grande manifestação que o partido da perdiz está a preparar para o período que separa as festas do Natal e do fim de ano.

Dhlakama falou à imprensa momentos antes do arranque do referido encontro, na presença de todos os participantes, tendo afirmado que os “líderes vieram de Maputo para cá para conversarmos e falarmos da manifestação, e não para negociar”.

Aqueles políticos dos extra-parlamentares “querem se juntar à Renamo na manifestação, daí que este encontro não possa ser considerado como uma conspiração contra a Frelimo”. “Queremos manifestar em conjunto. Eles querem e estão dispostos em apoiar a ideia da Renamo” – sublinhou o nosso interlocutor.

Num outro desenvolvimento, o líder da Renamo avançou que do encontro havido ontem, foram desenhadas as estratégias do envolvimento dos outros partidos na manifestação, e lamentou a percepção social de que “quem apoia a Renamo é rebelde e mau”.

Na sala onde decorreu o encontro, a imprensa tentou a todo o custo procurar saber sobre os nomes dos representantes e respectivos partidos que participavam, tendo sido negada esta informação.

A reportagem do Canalmoz tentou sem sucesso colher a mesma informação, mas o presidente da UDM, José Viana, disse que “no fim vão saber o nome de cada um de nós”.

Golpe de Estado negado

Em alguns círculos de informação, pelo menos aqui na cidade de Nampula, a presença dos referidos líderes da oposição extra-parlamentar foi considerada como sendo o princípio da preparação de um golpe de Estado, pelo que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, tratou de imediato de informar que “não é preparação de um golpe de estado, nem assassinato a membros da Frelimo”. (Aunício da Silva)

CANALMOZ – 18.12.2009

No comments: