BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, December 18, 2009

Quanto dinheiro foi saqueado dos cofres da ADM?

Caso ADM

-”Muito mais do que a matéria da acusação”, garante o Inspector Geral das Finanças

O Inspector Geral das Finanças, Jorge Marcelino levantou esta semana, em sede de julgamento, o véu sobre o valor real do desfalque da gestão Cambaza nos Aeroportos de Moçambique (ADM).

Baseado num relatório da sindicância realizada nos ADM, Marcelino disse haver evidências que indicam que o valor do desfalque está além dos 54 milhões de meticais que constitui a base da acusação do Ministério público.

“ Deparei-me com muitas situações de não descrição de vários pagamentos que vinham simplesmente descritas como obras efectuadas na sede e outras despesas irregulares”, salientou Jorge Marcelino.

De acordo com a fonte, a matéria de acusação para os cinco co-réus em julgamento, está baseada apenas e em dados do relatório preliminar da sindicância, mas o relatório final aponta para um desfalque está acima do que constitui matéria de facto, sem, no entanto, revelar o verdadeiro valor.

Para alguns analistas, ao passo em que o julgamento está, os co-réus serão, apenas “condenados” por desfalque do valor que constitui, neste momento, a matéria de facto, e mesmo sendo abaixo do que realmente sacaram, há que dar mérito à justiça nacional, que deu sinais de que os prevaricadores, sejam eles quem forem, devem pagar pelos seus actos.

(Abdul Sulemane)

MEDIA FAX – 18.12.2009

Poderá também

No comments: