Caso ADM
-”Muito mais do que a matéria da acusação”, garante o Inspector Geral das Finanças
O Inspector Geral das Finanças, Jorge Marcelino levantou esta semana, em sede de julgamento, o véu sobre o valor real do desfalque da gestão Cambaza nos Aeroportos de Moçambique (ADM).
Baseado num relatório da sindicância realizada nos ADM, Marcelino disse haver evidências que indicam que o valor do desfalque está além dos 54 milhões de meticais que constitui a base da acusação do Ministério público.
“ Deparei-me com muitas situações de não descrição de vários pagamentos que vinham simplesmente descritas como obras efectuadas na sede e outras despesas irregulares”, salientou Jorge Marcelino.
De acordo com a fonte, a matéria de acusação para os cinco co-réus em julgamento, está baseada apenas e em dados do relatório preliminar da sindicância, mas o relatório final aponta para um desfalque está acima do que constitui matéria de facto, sem, no entanto, revelar o verdadeiro valor.
Para alguns analistas, ao passo em que o julgamento está, os co-réus serão, apenas “condenados” por desfalque do valor que constitui, neste momento, a matéria de facto, e mesmo sendo abaixo do que realmente sacaram, há que dar mérito à justiça nacional, que deu sinais de que os prevaricadores, sejam eles quem forem, devem pagar pelos seus actos.
(Abdul Sulemane)
MEDIA FAX – 18.12.2009
Poderá também
No comments:
Post a Comment