BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, January 25, 2012

O Comportamento do Ex-Edil De Nacala- Manuel dos Santos

Caros Leitores,
Moçambicanos/Moçambicanas.

Já Passou tanto tempo sem postar ou escrever meus proprios artigos neste blog,denominado, "Voz de Nampula" porém a noticia sobre o ex-edil de Nacala me surpreendeu de maneira que não aquentei ficar de boca calada, ou de não escrever sendo a única forma de comunicar com o povo moçambicano, sobretudo o povo de Nacala.

Conheci e falei com o senhor Manuel dos Santos pela primeiramente em 1994 no escritório dele depois das primeiras eleições presidenciais onde eu fui delegado de lista da Renamo no posto de eleições de Mahelene. O meu encontro com ele ocorreu devido ao atraso das remunnerações de Delegados de listas por trabalho feito durante aquelas Eleições. Assim com esse atraso, os delegados formaram um grupo representativo para falar com a pessoa responsavel da Renamo e que na altura era o Senhor Santos. Eu teria sido confiado e escolhido como chefe daquele grupo e daí teve a oportunidade de debater o problrma, até que uma senhora da Renamo que não lembro o nome foi enviada para Nacala pelo Presidente da Renamo Afonso Dhlakama para pagar aos delegados de lista. Apartir daquele momento, sendo eu também membro da cúpula da Renamo da cidade de Nacala pude conhecer melhor o senhor Santos. Quando em 2002 visitei Moçambique e precisamente Nacala, visitei o senhor Santos na sua casa e lembro muito bem que ele me ofereceu um livro da relegião muçulmana o Algorão, "Konran" uma vez que na altura eu estava estudando nos EUA na áreas de relegião e Filosofia além das minhas áreas principais que são de Administração Pública e de empresas.

Entretanto, em nenhum desses momentos disconfiei o senhor Santos como sendo infiel. Nunca poderia pensar nisso pois ele é um homem que sempre amou a palavra de Deus e na altura que conheci exercia as funções de Pastor. Quando ouvi que ele havia sido eleito para ser Presidente do Municipio de Nacala Porto, fiquei muito contente porque, além de ser um pastor mas também eu acahava ele uma pessoa que amava Nacala e povo de Nacala em particular.

Contudo a noticia de hoje,dia 25 de Janeiro de 2012 publicada no jornal online Canalmoz, vem contrariar tudo o que eu sempre pensei sobre o senhor Santos. Este assunto é diferente de todos casos. Fica muito complicado quando um individuo confiado pelo um povo, escolhe trair o seu próprio povo que o confiou. Então isto nos deixa claro que esta é apenas a infracção que foi reveleda pelo senhor Santos e que muitas andaram por aí e não foram descobertas pois ele não as revelou.

Portanto tenho a defender que o senhor Santos não foi traido pelos camaradas da Frelimo,mas sim ele o senhor Santos é que traiu aos camaradas. Não só traiu o povo de Nacala, mas também todo povo moçambican. Sim, o senhor Santos traiu a Renamo, a Frelimo e todo povo moçambicano. Ele sabe muito bem disso. Ele sabe que fez uma coisa muito errada e daí ninguem o confiará mais seja a frelimo ou Renamo, muito mais o povo de Nacala. Será que eu estou enganado? Bem, o tempo nos dirá tudo.

O senhor Santos falhou muito não apenas contra o povo de Nacala e a Renamo mas també contra a Deus. sendo ele senhor Santos um pastor, então ele não soube aplicar a balança correcta, pois a biblia nos ensina o seguinte:

"Balança enganosa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer. Em vindo a soberba, sobrevém a desonra". Proverbios 11: 1-2.

Finalmente quero apelar a todos residentes de Nacala porto para que comecem escutar com atenção, observar, analizar a todos aqueles que dizem que farão algo melhor caso sejam votados. Muitos deles falam muito mas o interesse tem sido pessoal e as vezes partidário.

Eu emploro ao povo de Nacala para futuramente eleger a quem realmente ama Nacala e seu povo. Aquele que realmente ama de verdade. Uma pessoa que conhece Nacala, que conhece muito bem o que o povo de Nacala quer e que possa dedicar a sua vida ao serviço do povo de Nacala. Um indidviduo que não venha dedicar a sua vida apenas à Renamo, ou a Frelimo. Um individuo que sabe Administrar e elever o nível de esperança do povo. Uma pessoa honesta e com uma liderança tipo do Cristo. Em fim um com amor e carisma. Onde nacala encontrará um idividou como esse?

Bem existem por aí Nacalense espalhados por todo mundo que possam servir não so Nacala mas também moçambique ao todo. Pessoas com experiencias. O problema é que muitos formados se acham serem da frelimo como formados e que nesse conteto eles defenderão sempre os interesses da Frelimo, e não do povo de Nacala. Os outros da Renamo também mesma coisa, eles defenderão interesses da Renamo.

Mas é o tempo de apreendermos que dirigir um municipio não é a mesma coisa dirigir um partido. També é preciso sabermos que partido e Municipio são duas coisas muito diferentes.o partido pertence á um certo grupo de pessoas e municipio pertence a todos.

Assim, é por isso quem deve ser um Presidente seja do país ou municipio,(perfeito, Mayor) deve ser capaz de amar a todo povo. Um líder não pode amar dinheir, ou seu partido mais que o seu povo. O líder faz bem por seu povo não para si mesmo.

Para o senhor Santos fica uma lição na vida dele e na vida de todos nós, de que nem todos dizem serem melhores, são melhores.

Obrigado.
Raul Novinte- Voz de Nampula

No comments: