BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, January 25, 2012

Ex-edil da Renamo em Nacala-Porto reclama dinheiro prometido pela Frelimo

Maputo (Canalmoz) – Em 2009, aquando da realização das quartas eleições gerais e primeiras para as Assembleias Provinciais, o ex-presidente do Município de Nacala-Porto então eleito pelas listas da Renamo, Manuel dos Santos, que perdera pouco antes a sua reeleição a favor do candidato da Frelimo na segunda volta, apareceu a apoiar a Frelimo, jogando farpas para a Renamo, partido pelo qual havia concorrido. Nas eleições municipais um ano atrás concorrera pela Renamo. Afinal tudo era fruto de negociatas envolvendo dois milhões e quinhentos mil meticais.

Agora que “o dinheiro prometido pela Frelimo a Manuel dos Santos não sai”, o ex-edital começa a revelar segredos e cita o nome do empresário Celso Correia, da INSITEC, como a pessoa que iria pagar o tal dinheiro ao ex-edil da Renamo.

Informações que circulam em Nacala, dadas como saindo do próprio ex-edil, indicam que as negociações para Manuel dos Santos mudar da Renamo para Frelimo foram conduzidas pelo jovem empresário Celso Correia e ele próprio tinha-se encarregado de efectuar o pagamento do valor acordado de dois milhões e quinhentos mil meticais. Mas já lá vão três anos, e Manuel dos Santos só recebeu uma parte desse dinheiro.

O Partido Frelimo via Manuel dos Santos como grande adversário naquela cidade. Foi um edil amado pela população e recorde-se, quando em 2008 a Renamo perdeu todas as autarquias para a Frelimo, em Nacala-Porto houve segunda volta. Só assim a Frelimo conseguiu tirar Manuel dos Santos da urbe e pelo que se conta fraudulentamente, comprando o seu silêncio perante troca de resultados.

“Comprando” o edil para apoiar a Frelimo nas eleições de 2009, o partido dos “camaradas” conseguia arrastar os apoiantes de Manuel dos Santos para as suas fileiras. E assim foi, pelo menos em parte.

O acordo entre Manuel dos Santos e Celso Correia, a mando da Frelimo, previa o pagamento antecipado de um milhão e quinhentos mil meticais, para depois das eleições o ex-edil receber a outra parte, ou seja, um milhão de meticais, o que não veio a acontecer.

Até hoje Manuel dos Santos ainda não recebeu o valor em falta, garantiu-nos uma fonte próxima.

A mesma fonte diz que Manuel dos Santos tem tentado cobrar a restante parte da verba, mas ninguém lhe dá ouvidos. “Celso Correia jamais quis ouvir a ele (Manuel dos Santos) e muito menos responde às chamadas vindas de Manuel dos Santos, disse-nos a fonte.

Acantonado na Assembleia Municipal como membro, Manuel dos Santos vai levando a sua vida em Nacala-Porto.

Em Nacala-Porto tentámos, sem sucesso, colher a posição de Manuel dos Santos para falar sobre este assunto.

Telefonámos ao ex-edil e ele disse que se encontrava algures num bairro de Nacala-Porto e não tinha disponibilidade para nos receber.

Fonte: CanalMoz

No comments: