BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, October 18, 2011

No contexto da unidade nacional: Guebuza reafirma abertura ao diálogo




NUM discurso marcado pelo imperativo da unidade nacional como elemento central para o desenvolvimento do país, o Presidente Armando Guebuza reafirmou ontem, no encerramento da VI Sessão Ordinária do Comité Central, a abertura da Frelimo ao diálogo e exortou à participação de todos os cidadãos no processo de revisão da Constituição.
Maputo, Segunda-Feira, 17 de Outubro de 2011:: Notícias
Armando Guebuza disse que como forma de reforçar a unidade nacional, na acção política do partido no poder, promove-se o trabalho em equipa e privilegia-se o diálogo entre os membros. Disse que a concepção da Frelimo sobre a unidade nacional é projectada para uma matriz multifacetada, para onde são convocadas as suas dimensões de índole política, económica, social e cultural.

“A Frelimo tem e assume o papel histórico de força dinamizadora do processo de consolidação da unidade nacional. Por isso, temos sabido assegurar que o queapregoamos para a nação deve ser praticado entre nós, em primeiro lugar. Somos um partido que através da sua composição se constitui na Nação moçambicana em miniatura, onde todos gozamos dos mesmos direitos e nos sentimos parte integrante de uma grande família alargada”, afiançou.

Disse que a Frelimo concebe a unidade nacional como se fundando na diversidade e é, por conseguinte, contrária à padronização de comportamentos, formas de ser e de estar dos moçambicanos. Segundo Armando Guebuza, a diversidade cultural não está em contradição com o reforço da unidade nacional, da consciência nacional e da construção da nação.

“Defendemos que em Moçambique há espaço para todos e que as nossas diferenças devem ser respeitadas, mas não podemos permitir que, seja quem for, se sirva delas para dividir os moçambicanos”, disse.

Alargando o âmbito desta abordagem, Armando Guebuza disse que o Partido Frelimo está sempre aberto ao diálogo com todas as forças políticas e com todos os segmentos da sociedade para partilhar os desafios da nação e contribuir na promoção da consciência nacional, da inclusão e da mobilização de todos para a sua participação no processo do desenvolvimento do país.

O Presidente da Frelimo afirmou que o percurso histórico do país demonstra como processos prolongados, como a luta de libertação nacional, a busca da paz e a luta contra a pobreza, geram compatriotas impacientes, aqueles que querem ver tudo realizado hoje mesmo e os que querem ver tudo a acontecer, em simultâneo em todo o país.

Segundo Armando Guebuza, ignorando que os processos transcendem a capacidade do país em recursos, quando as suas propostas não são realizadas recorrem a artefactos atentatórios à unidade nacional, à harmonia e à convivência entre os moçambicanos e chegam mesmo a falar da falta da vontade política do Governo.

Referindo-se à revisão da Constituição da República, Guebuza exortou aos partidos políticos, organizações da sociedade civil e a todos os segmentos sociais a tomarem parte no debate lançado formalmente semana passada pelo Parlamento, contribuindo com as suas propostas.

A VI Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo aprovou, em definitivo, o projecto das teses ao X Congresso, a ter lugar na cidade de Pemba em Setembro de 2012

Fonte: Noticias

No comments: