BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, October 19, 2011

Dilma Rousseff já está em Moçambique




Para uma visita que visa avaliar os projectos entre os dois países.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, chegou na noite de ontem, ao país, para uma curta visita que visa, essencialmente, avaliar o ponto de situação dos projectos entre Moçambique e Brasil, aprovados no reinado de Lula da Silva.
Mais do que diplomática, a visita da estadista latino-americana é económica, a avaliar pelos mega-projectos em desenvolvimento em Moçambique que contam com uma importante participação tanto do estado como do sector privado brasileiros.

Rousseff, presidente de umas das economias mais influentes do mundo na actualidade, deverá encontrar-se com o Presidente Armando Guebuza, cerca de três meses depois de a brasileira Vale ter iniciado a exploração de carvão de Moatize, em Tete.

A Vale não é o primeiro investimento brasileiro em Moçambique, mas constitui um dos mais substanciais na relação entre os dois países. O interesse da Vale em Moçambique ultrapassa a esfera do carvão. passa pelo fosfato, em Nampula, e vai desaguar no investimento em infra-estruturas ferro-portuárias, que visam, essencialmente, permitir o escoamento do carvão mineral.

Fonte: O país

No comments: