BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, October 4, 2011

Nasce em Tete central para produzir energia à base do carvão mineral




O GOVERNO acaba de autorizar a companhia indiana Jindal Steel and Power a iniciar os estudos para a construção de uma central térmica na província de Tete, visando a produção de energia eléctrica a partir do carvão mineral.

Maputo, Terça-Feira, 4 de Outubro de 2011:: Notícias
A referida central deverá produzir na sua fase de pico mais de 2640 megawatts (MW) de energia eléctrica que será vendida aos mercados nacional e da região da África Austral. Os investimentos previstos para a construção do empreendimento deverão atingir três biliões de dólares norte-americanos.
A autorização para que a Jindal inicie os estudos foi ontem formalizada com a assinatura de um acordo entre o Ministro da Energia, Salvador Namburete, e o vice-presidente da empresa indiana, Naveen Jindal.

A central térmica deverá situar-se entre os distritos de Songo e Changara, na província de Tete, onde a Jindal obteve uma concessão mineira válida por 25 anos, para a exploração de 21 540 hectares destinados a produzir anualmente 6,66 milhões de toneladas de carvão comercializável. A Jindal projecta investir na exploração do carvão mais 133 milhões de euros.

“Este acordo de princípios, que acabamos de assinar, estabelece as directrizes que vão guiar a relação entre o proponente do investimento e o Governo de Moçambique nas etapas que se vão seguir até ao início da implementação do projecto. Infelizmente, ainda não estamos em condições de dizer quando é que o projecto irá arrancar, porque ainda é necessário fazer os estudos”, disse a jornalistas, na ocasião, o Ministro da Energia, Salvador Namburete.

Entretanto, o “Notícias” apurou de fonte oficial que a referida central deverá começar a funcionar em 2015, período previsto para que a empresa indiana inicie a exploração do carvão.

“A Jindal deverá começar a produzir carvão de queima em 2015 e, porque este produto não pode ser mantido por muito tempo acumulado em volumes elevados, há uma necessidade de assegurar que por essa altura a central entre em funcionamento para fazer a utilização do carvão”, explicou a fonte.

Por seu turno, Naveen Jindal disse que a sua empresa gera anualmente cerca de 7 mil megawatts de electricidade a partir do carvão e que, por isso, acredita que a sua experiência pode ser replicada em Moçambique.

De referir que para além da Jindal, outras duas empresas estão a desenvolver projectos de construção de centrais térmicas para a produção de energia eléctrica a partir de carvão em Tete. Trata-se da brasileira Vale, que perspectiva a construção da Central Térmica de Moatize e da Riversdale (Rio Tinto), que está a projectar a Central Térmica de Benga, cada uma delas com capacidade para produzir 2000 MW de energia eléctrica.

Fonte:Jornal Noticias

No comments: