Tuesday, October 4, 2011
Nasce em Tete central para produzir energia à base do carvão mineral
O GOVERNO acaba de autorizar a companhia indiana Jindal Steel and Power a iniciar os estudos para a construção de uma central térmica na província de Tete, visando a produção de energia eléctrica a partir do carvão mineral.
Maputo, Terça-Feira, 4 de Outubro de 2011:: Notícias
A referida central deverá produzir na sua fase de pico mais de 2640 megawatts (MW) de energia eléctrica que será vendida aos mercados nacional e da região da África Austral. Os investimentos previstos para a construção do empreendimento deverão atingir três biliões de dólares norte-americanos.
A autorização para que a Jindal inicie os estudos foi ontem formalizada com a assinatura de um acordo entre o Ministro da Energia, Salvador Namburete, e o vice-presidente da empresa indiana, Naveen Jindal.
A central térmica deverá situar-se entre os distritos de Songo e Changara, na província de Tete, onde a Jindal obteve uma concessão mineira válida por 25 anos, para a exploração de 21 540 hectares destinados a produzir anualmente 6,66 milhões de toneladas de carvão comercializável. A Jindal projecta investir na exploração do carvão mais 133 milhões de euros.
“Este acordo de princípios, que acabamos de assinar, estabelece as directrizes que vão guiar a relação entre o proponente do investimento e o Governo de Moçambique nas etapas que se vão seguir até ao início da implementação do projecto. Infelizmente, ainda não estamos em condições de dizer quando é que o projecto irá arrancar, porque ainda é necessário fazer os estudos”, disse a jornalistas, na ocasião, o Ministro da Energia, Salvador Namburete.
Entretanto, o “Notícias” apurou de fonte oficial que a referida central deverá começar a funcionar em 2015, período previsto para que a empresa indiana inicie a exploração do carvão.
“A Jindal deverá começar a produzir carvão de queima em 2015 e, porque este produto não pode ser mantido por muito tempo acumulado em volumes elevados, há uma necessidade de assegurar que por essa altura a central entre em funcionamento para fazer a utilização do carvão”, explicou a fonte.
Por seu turno, Naveen Jindal disse que a sua empresa gera anualmente cerca de 7 mil megawatts de electricidade a partir do carvão e que, por isso, acredita que a sua experiência pode ser replicada em Moçambique.
De referir que para além da Jindal, outras duas empresas estão a desenvolver projectos de construção de centrais térmicas para a produção de energia eléctrica a partir de carvão em Tete. Trata-se da brasileira Vale, que perspectiva a construção da Central Térmica de Moatize e da Riversdale (Rio Tinto), que está a projectar a Central Térmica de Benga, cada uma delas com capacidade para produzir 2000 MW de energia eléctrica.
Fonte:Jornal Noticias
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment