BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, September 15, 2011

População recusa-se a gritar “viva Guebuza”…

No distrito de Matutuine

…Enquanto isso gritou efusivamente “viva Moçambique”

Administrador do Distrito de Matutuine ao explicar a ocorrência alegou que a população se recusou a gritar “viva Guebuza” porque “tem fome”

Bernardo Álvaro

No distrito de Matutuine, durante um comício popular dirigido pelo secretário permanente (SP) do Governo da província de Maputo, Mário Omia, a população presente recusou-se a levantar as mãos e gritar “viva Guebuza”, quando tal lhe foi solicitado pelo chefe do governo local. O administrador distrital de Matutuine, Avelino Muchine, gritou “viva Guebuza”, antes de iniciar a sua intervenção no comício, mas os populares mantiveram-se calados. Repetiu algumas vezes, “viva Guebuza”, “viva Guebuza”.

“Guebuza hoyéeee” mas a população manteve-se muda, sem dar eco aos desafios do administrador.

A situação criou mal-estar no seio dos dirigentes e pessoas presentes no local que não imaginavam que tal pudesse suceder.

A recusa da população em dar vivas ao presidente da República e do partido Frelimo, Armando Emílio Guebuza, embaraçou sobretudo Avelino Muchine. Não chegou sequer a discursar. Para justificar o comportamento dos populares disse: “Entendo que estejam com fome e vejo que não posso teimar em prosseguir”, disse o chefe do Governo de Matutuine dando assim por terminada a sua intervenção.

“Viva Moçambique” gritado efusivamente

Na verdade o silêncio da população nada tinha a ver com a fome, como se veio a provar adiante. No prosseguimento do comício, depois do administrador ainda interveio o secretário permanente da província de Maputo.

Este gritou, “viva Moçambique” antes de iniciar a sua intervenção e a população respondeu efusivamente: “viva Moçambique”.

A atitude da população fez com que o interveniente principal, Mário Omia, que é secretário permanente da província de Maputo, não fizesse referência ao nome de Armando Guebuza, como tem sido habitual em todas as intervenções em situações semelhantes.

Na sua intervenção, o SP Mário Omia, a propósito da fraca presença da população no comício alusivo ao 7 de Setembro, atacou o administrador de Matutuine, acusando-o implicitamente de não estar a trabalhar. Assim tentou dar a volta ao assunto.

Visivelmente irritado com a fraca presença de cidadãos, o secretário permanente do Governo da província de Maputo afirmou que “as autoridades do Governo e outras devem trabalhar para trazerem a população aqui”.

Ataque à Imprensa

Para além do ataque ao administrador de Matutuine, Avelino Muchine, o secretário permanente de Maputo, atacou também a Imprensa. Afirmou que devia terminar o comício porque as câmaras televisivas e os gravadores foram retirados do pódio onde se encontrava a discursar.

Era afinal certa Imprensa a esconder a grande notícia do dia que era precisamente a recusa da população de entrar em vivas contra a sua vontade.

“Não posso falar mais nada, porque também as câmaras e os gravadores foram retirados”, disse Omia, para se desembaraçar da vergonha por que a população o fez passar, a ele e a todos os dirigentes governamentais presentes naquele comício alusivo ao 7 de Setembro que se assinalou a semana passada com mais um feriado nacional.

“Não ficámos embaraçados”, diz Avelino Muchine

Convidado pelo Canal de Moçambique a reagir ao posicionamento da população que se recusara a dar “viva a Guebuza”, o administrador de Matutuine, Avelino Muchine, minimizou a situação: “Não ficámos embaraçados”… “Em relação ao que viram, devo dizer que não corresponde à nossa realidade”, disse Avelino Muchine. “Não estamos embaraçados com isso. Pelo contrário.

Vimos isso como uma chamada de atenção que nos traz um desafio para as próximas ocasiões”, afirmou ainda o administrador.

Quanto à fraca aderência ao comício, Muchine disse que “as pessoas preferiram ir participar em casamentos ao invés do comício popular porque houve mistura de agendas”.

No mesmo dia foi realizado o registo matrimonial de 41 casais de antigos combatentes no distrito de Matutuine, com patrocínio do governo. O evento decorreu em espaço diferente, ou seja, a sete quilómetros (7 Kms) da vila de Belavista. O comício foi antes desse outro acto a que o administrador se refere para justificar a indiferença da população pelo comício em que os presentes se recusaram a dar “viva a Guebuza”.

Fonte: Canal de Moçambique – 14.09.2011

No comments: